Polícia Civil segue com operação para a prevenção e repressão a roubos e furtos de veículos na Grande São Luís


A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) segue com ações integradas de enfrentamento ao crime em todo estado. Nesta quinta-feira (3), a Polícia Civil intensificou o combate à furtos e roubos de veículos, entre outras modalidades de crime, em vários pontos da Grande Ilha.

A força-tarefa policial, coordenada pelo delegado Plínio Napoleão, da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), percorreu bairros diversos bairros de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, visando prender suspeitos da prática criminosa, além da recuperação dos veículos roubados. 

“É uma operação para inibir principalmente roubos e furtos de veículos, mas também outros tipos de crimes que forem flagrados durante as abordagens das nossas equipes. As ações ocorrem nos quatro municípios da Ilha, principalmente nas regiões e bairros onde vem sendo identificado o aumento de ocorrências desses crimes”, pontuou o delegado.

Além da Seic, participam da operação, que prossegue com ações na Grande São Luís e em outras cidades do interior do estado, equipes da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), Grupo de Resposta Tática (GRT) e da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP). 

Durante a operação, a Polícia Civil fez ronda e armou barreiras com abordagens a motos e carros e ônibus do transporte coletivo em bairros do polo Cidade Operária, Cidade Olimpica, São Raimundo, Santa Bárbara, Ecotajaçuaba, Jardim América, entre outros de São Luís; passando ainda por bairros de São José de Ribamar e Maiobão.

Redução da criminalidade

O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, destacou a importância da operação para a redução da criminalidade. “As operações policiais, reforçando a presença do nosso efetivo de segurança nas ruas, é importante para coibir roubos e furtos, que são crimes que levam a outros ainda mais violentos, como latrocínios”, destacou Martins, enfatizando que as ações têm o intuito de melhorar ainda mais a segurança e garantir proteção à população.

O delegado-geral da Polícia Civil, Jair Paiva, informou que a operação contra roubo e furto vai continuar. “Vamos dar continuidade às operações. A nossa intenção é prender suspeitos, prevenindo a ocorrência de novos crimes”, enfatizou.

Ação integrada

O trabalho da Polícia Civil ocorre ainda em reforço às ações ostensivas e preventivas da Polícia Militar, que também é intensificado em toda Grande Ilha e estado por meio dos batalhões de aéreas e batalhões especializados, como Choque, Rotam, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), entre outros.