Polícia Civil deflagra operação contra golpes praticados em plataforma de venda pela internet

– A Polícia Civil do estado do Maranhão deflagra, nesta terça-feira (04), a “Operação Medius”, com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade por meio eletrônico.

Foi cumprido mandado de busca e apreensão, em imóvel situado à beira mar em Fortaleza-CE.

O local era utilizado para prática de crimes na plataforma OLX em desfavor de vítimas maranhenses e de outros estados também.

Os criminosos se utilizavam de anúncios falsos e também atuavam como intermediadores em anúncios verdadeiros de modo a induzir as vítimas a erro e fazer com que as mesmas realizassem o pagamento para contas de laranjas sem contudo ter qualquer bem à venda. Após o pagamento a vítima se dava conta de que havia sido vítima de um crime.

A partir do cumprimento da diligência foi possível a coleta de elementos para identificação e responsabilização dos suspeitos do crime.

A ação foi realizada pela Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos/SEIC/PCMA.

Legislação: o estelionato pelo meio eletrônico/digital se enquadra §2-A, do art. 171, do Código Penal Brasileiro, com pena de até 8 anos de reclusão, e multa.

OPERAÇÃO MEDIUS: De origem latina, o termo significa “intermediador”. Dessa forma, o nome da operação faz alusão ao modo de realização do crime em que os criminosos se fazem passar por um intermediador do negócio para lesar as vítimas.

Vale anotar que a população sempre deve estar atenta às negociações no âmbito digital evitando atravessadores no negócio, bem como a vista e verificação do bem, realizar pagamento em contas que não sejam do proprietário do bem ofertado.