Giro de Noticias

Plataforma ConnectJus incentiva processo de inovação entre os tribunais

Com o intuito de divulgar iniciativas de sucesso de tribunais, foi lançada a Plataforma de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, o ConnectJus. Nela, o(a) usuário(a) pode compartilhar as próprias ações desenvolvidas em seu tribunal e servir de modelo para outros(as) colaboradores(as).

A iniciativa também visa acelerar o processo de inovação e transformação digital da instituição de maneira bastante simples.

Os(as) usuários(as) poderão criar iniciativas, compartilhar textos, subir arquivos, participar de discussões em fóruns, avaliar conteúdos e interagir com os(as) demais participantes via chat. Além disso, apesar de visível em ferramentas de busca, apenas usuários(as) cadastrados(as) conseguem visualizar e compartilhar conteúdo.

Segundo o chefe da Divisão de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do TJMA, Anderson Maia de Lima Carvalho, a participação de usuários(as) é importante para divulgar as iniciativas inovadoras em andamento no Judiciário, além de estimular usuários(as) a se engajarem nessas iniciativas e conhecerem a ferramenta.

“O ConnectJus é uma plataforma essencial para o Judiciário brasileiro, facilitando o compartilhamento de iniciativas, projetos e ações de Tecnologia da Informação e Comunicação. Ao promover a integração entre os tribunais, a ferramenta estimula um ambiente de trabalho colaborativo e integrado, e incentiva o intercâmbio das melhores práticas adotadas no sistema judiciário”, pontuou. 

Anderson Maia destacou, ainda, a relevância dos fóruns de discussão e trilhas de conteúdo oferecidos pelo ConnectJus, fundamentais para o fomento da inteligência coletiva e a adoção eficaz de novas tecnologias no Judiciário.

Na plataforma constam documentos estratégicos dos órgãos do Poder Judiciário, tais como planos de Contratações de TIC, PDTICs, PETICs, entre outros. Além disso, podem ser inseridos documentos que tratem das iniciativas cadastradas pelos(as) usuários(as) ou que contemplem o tema da transformação digital no Poder Judiciário.

COMO SE CADASTRAR

Para se cadastrar na ferramenta, basta enviar solicitação para o e-mail sistemasnacionais@cnj.jus.br, contendo: nome completo, CPF, e-mail institucional e telefone com DDD.

Para o primeiro acesso, basta utilizar o login (CPF) e a senha enviados por e-mail. Em seguida, o(a) usuário(a) será redirecionado(a) para a troca de senha.

Podem se cadastrar dirigentes de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), servidores(as) e colaboradores(as) dos órgãos do Poder Judiciário, assim como outros(as) servidores(as) de órgãos da Administração Pública Federal que tenham acesso concedido pelos(as) administradores(as) da plataforma.