Giro de Noticias

PINHEIRO – Programa TransformAgora é apresentado no município

Com o objetivo levar aos municípios maranhenses diretrizes sobre ética e integridade no meio empresarial, o programa TransformAgora foi apresentado, na manhã desta quinta-feira, 17, no município de Pinheiro, em solenidade realizada no auditório do Campus da Universidade Federal do Maranhão.

O projeto do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae/MA) é promovido em parceria com o Ministério Público do Maranhão, Governo do Estado, Controladoria Geral da União (CGU/MA) e Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA).

Membros do MPMA, representantes das instituições parceiras e convidados participaram da abertura da atividade. 

Do Ministério Público do Maranhão, estiveram presentes na apresentação do TransformAgora em Pinheiro os promotores de justiça, Nahyma Ribeiro Abas, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa (CAOp-ProAd), que representou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau; Marco Aurélio Batista Barros, assessor especial do PGJ e coordenador do projeto Ética e Integridade Empresarial do MPMA; e Thereza Muniz de La Iglesia, chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça.

Também comparecerem os promotores de justiça Linda Luz Matos Carvalho (1ª Promotoria de Justiça de Pinheiro), Letícia Teresa Sales Freire (3ª Promotoria de Justiça de Pinheiro), Laura Amélia Barbosa (Promotoria de Justiça de São Bento) e Frederido Bianchini Joviano dos Santos (Promotoria de Justiça de Guimarães)

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA, Raimundo Coelho; pela promotora de justiça Nahyma Ribeiro Abas; e pelo secretário de Fiscalização do TCE/MA, Fábio Alex de Melo.

A coordenadora do CAOp-PRoAd, Nahyma Abas, tratou do compromisso institucional com a pauta da integridade e ética no ambiente de negócios, com foco nas contratações públicas, através do fomento de ações de transparência e controle nas gestões municipais.

A promotora de justiça destacou, ainda, que “o programa TransformAgora constitui etapa do programa Ética e Integridade na prevenção da corrupção, coordenado pelo Caop-Proad”.

DEBATES

A palestra de abertura, “Corrupção: o concorrente desleal do mercado. Proteja sua empresa e conquiste melhores oportunidades!”, foi apresentada pelo professor mestre Gilberto Socoloski Junior, administrador e especialista em Comércio Exterior e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, analista do Sebrae Nacional e diretor da Socoloski Engenharia.

Em seguida, representantes das instituições parceiras apresentaram o painel “Ética e Integridade”, que abordou os dois valores centrais do programa. Participaram do debate e o promotor de justiça Marco Aurélio Barros de Sousa; o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho; o representante da Junta Comercial do Maranhão, Ítalo Guilherme Lima; e o secretário-geral de Fiscalização do TCE/MA, Fábio Alex de Melo. Mediou o painel o professor Gilberto Socoloski Junior.

Para Marco Aurélio Batista Barros, a construção de ambientes de negócios pautados pela ética é uma necessidade básica, em especial para que se combata os enormes prejuízos trazidos pela corrupção para toda a sociedade brasileira. Para isso, o promotor de justiça ressaltou a atuação preventiva do Ministério Público e outros órgãos de controle, tanto na fiscalização quanto na orientação de entes públicos e empresários.