Pets na fisiatria: tratamento garante saúde e qualidade de vida para animais de estimação 

A área da saúde responsável por estudar, avaliar, diagnosticar e tratar lesões é conhecida como Fisioterapia. Apesar do que muitos possam pensar, os tratamentos fisioterapêuticos não são destinados apenas para tratar humanos e animais de estimação também recebem cuidados por meio da Fisiatria– método que consiste na aplicação de conhecimento e técnicas, visando proporcionar saúde e bem-estar aos pets. 

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pitágoras, médica veterinária, Carla Janaina Rebouças, detalha o que é e para que servem os procedimentos. 

“A fisiatria é indicada para o tratamento de enfermidades como problemas ortopédicos, neurológicos, musculares, problemas nas articulações, paralisias, luxações e sequelas neuromotoras da cinomose. É muito útil também no pré e pós-operatórios ortopédicos, para alívio da dor, aumento de força e resistência, coordenação motora e a amplitude dos movimentos articulares dentre outros”, detalha. 

A especialista destaca que é importante que o tutor esteja atento a quaisquer sinais de problemas de saúde nos pets, como alguma complicação ortopédica em função de traumas, acidentes ou em razão da velhice ou excesso de peso. “A Fisiatria acelera a recuperação do animal e promove uma melhor aptidão física, proporcionando melhor qualidade de vida para o bichinho”, conclui a especialista.  

A docente relata que a prática da Fisiatria teve origem no tratamento de equinos e evoluiu para atender animais de pequeno porte.  Alguns procedimentos fazem parte da rotina de cuidados com os animais, como a eletroterapia (uso de correntes elétricas para alívio da dor e fortalecer a musculatura); cinesioterapia (alongamentos e exercícios terapêuticos, que são aplicados na reabilitação, principalmente em animais com problemas ortopédicos e neurológicos) e laserterapia (usada para alívio da dor, em afecções agudas ou crônicas). Outras aplicações incluem acupuntura, hidroterapia, ultrassom e massoterapia. 

Confira algumas das condições de saúde que são tratadas na Fisioterapia Veterinária: 

– Problemas de coluna: hérnias e dores, desconfortos na região; 

– Paralisias; 

– Ruptura de ligamentos; 

– Artrites e artroses; 

– Condicionamento físico para animais de exposição e competição; 

– Programa de emagrecimento e bem-estar, para redução do excesso de peso; 

– Atrofias e contraturas musculares.