.

Pedreiras: Defensoria Pública inicia tratativas com Sebrae para fomentar capacitação de pessoas presas

O Núcleo Regional da Defensoria Pública em Pedreiras iniciou tratativas com o Sebrae Maranhão, para viabilizar cursos profissionalizantes voltados a pessoas privadas de liberdade custodiadas na Unidade Prisional de Ressocialização daquela comarca.

Com a capacitação, o núcleo pretende contribuir para a remição da pena, por meio do trabalho, visando oportunizar aos internos e internas a reinserção na sociedade, a partir do retorno ao seio familiar.

Segundo o defensor público João Fernandes Neto, um dos idealizadores do projeto piloto, a consignação destes cursos oportunizará uma transformação de vida. “A mudança depende do sentenciado, e já deve começar dentro da unidade de ressocialização, sendo que estes têm tempo que pode ser ocupado com conhecimento e prestação de serviços para o estado, consequentemente, para a sociedade”, destacou.

A articulação inicial se deu durante visita na UPR de Pedreiras, contando com a participação da assistente social da DPE, Sabrina Genneff, e consultores do Sebrae da região, além de representantes da Sala do Empreendedor do Município.

Todos que participaram da incursão à unidade, conheceram espaços viáveis para implantação do projeto e traçaram metas de atuação, bem como estabeleceram toda logística para o êxito do que será planejado.