O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Participantes do ‘Assembleia em Ação’ de Carolina repercutem positivamente a iniciativa

A sexta edição do programa ‘Assembleia em Ação’, que aconteceu na manhã de sexta-feira (26), em Carolina, contou com expressiva participação de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias das regiões Tocantina e Sul do Maranhão. O evento, sob o comando do chefe do Legislativo Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), além de promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos na área parlamentar, discutiu com a sociedade questões relativas ao desenvolvimento desta região, que tem o ecoturismo como principal fator de crescimento socioeconômico.

Os participantes destacaram a iniciativa do Legislativo maranhense de abordar, no programa itinerante, temas atuais e relevantes que contribuem para a atuação parlamentar nos municípios, como “Processo Legislativo”, palestra ministrada pelo consultor Anderson Rocha, e “Inovações do Direito Eleitoral”, proferida pelo diretor administrativo da Alema, Antino Noleto. 

A presidente da Câmara de Vereadores de Carolina, Luciane Martins (PL), afirmou que a Assembleia Legislativa exerce um importante papel ao aproximar os parlamentos estadual e municipais, na busca de soluções para os problemas das cidades. “Todas as informações repassadas aqui e os debates realizados foram fundamentais para o conhecimento da realidade local e apontar soluções aos principais entraves enfrentados na região”, pontuou

Pensamento similar tem o presidente da Câmara Municipal de Balsas, vereador Moisés Coelho (PDT). “Uma audiência importantíssima, que abordou temas que precisamos estar inteirados no nosso dia a dia de parlamentar”, declarou. 

A prefeita de Mirador, Domingas Cabral (Republicanos), avaliou o ‘Assembleia em Ação’ como uma iniciativa grandiosa, que possibilita a discussão sobre os problemas que afetam as regiões. “Essa é uma oportunidade para que os deputados, juntos com os vereadores e demais membros da sociedade, possam discutir e conhecer melhor as nossas principais demandas. Gostei bastante de ter participado dessa audiência pública’, disse.Biaman PradoPresidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, com lideranças da região Sul do Maranhão, durante o evento

Conhecimento da realidade

Os debates referentes aos temas macroeconômicos do MATOPIBA, região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, também ganharam destaque por afetar diretamente os municípios participantes do evento. 

Davi Bento, prefeito de Filadélfia (TO), cidade vizinha ao município de Carolina, convidado para o evento, enalteceu a ideia da Assembleia Legislativa em levar os debates para as regiões maranhenses com o intuito de buscar a melhoria da qualidade de vida da população. “Tudo o que acontece de bom para Carolina, Filadélfia fica feliz porque somos vizinhos e temos boa relação institucional. Por isso, vemos com bons olhos essa iniciativa do Poder Legislativo de se deslocar para conhecer de perto a realidade dos municípios”, afirmou.

Ações

Para o vereador Francisco Nascimento de Brito (Patriotas), todas as questões tratadas no evento foram imprescindíveis para que os gestores públicos possam desenvolver, cada vez mais, ações conjuntas visando ao desenvolvimento da região. “Saio daqui muito satisfeito e com a certeza de que todos nós, com o apoio da Assembleia Legislativa, vamos trabalhar ainda mais pela população dos nossos municípios”, frisou.

O juiz da Comarca de Carolina, Mazurhiévicz Souza Saraiva, também se pronunciou sobre o evento. “Para o momento atual em que vivemos, essa audiência pública é um ato de amor, tendo em vista que nossa sociedade está dividida e carente de políticas públicas. Parabenizo os deputados por esta ação e espero que esse tipo de iniciativa se torne uma política permanente para beneficiar o povo do Maranhão”, disse o magistrado.