O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Para evitar colapso, novo decreto estende medidas restritivas em Santa Inês

O Prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (Republicanos), assinou Decreto Nº 8, que além de reiterar as medidas emergenciais de combate ao Covid-19, contidas no Decreto Nº 7, também determina novas restrições até o dia 25 deste mês em todo o município.

  1. O Decreto passa a vigorar nesta segunda-feira, 15. Segundo o Prefeito, esse momento é delicado e é preciso a conscientização de todos. “Os casos aumentaram em todo o Estado. Em Santa Inês, o número de leitos exclusivos para COVID já foi expandido duas vezes. Passamos de 11 para 19 leitos, mas já estamos com 90% de ocupação. Nesse momento, a melhor maneira de evitar um colapso em nossa saúde é redobrando os cuidados e, principalmente, evitando sair de casa o máximo possível” – destacou Felipe dos Pneus.

A preocupação em estender as restrições é porque Santa Inês é um polo. Diariamente pessoas de vários municípios da região circulam pela cidade. E o objetivo é evitar aglomerações. E deixar claro a necessidade de redobrar algumas medidas já conhecidas como higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento social e o uso de máscara.

Entre as novas restrições, está a diminuição de 50% para 40% da capacidade de pessoal nas academias de esportes de todas as modalidades; seguindo o Decreto do Governo do Estado, as igrejas também tiveram diminuição na permanência de fiéis de 50% para 30%; Para restaurantes fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior do estabelecimento. Os bares e conveniências permanecem sem funcionar, autorizados somente os serviços de delivery.

Neste novo decreto, o Executivo determina que bancos, instituições financeiras e casas lotéricas, além de limitar em 50% a capacidade de atendimento, eles devem se responsabilizar pela organização das filas nesses estabelecimentos para que haja o distanciamento social, no mínimo, 1 metro e meio.

Há determinação também para o cinema. Os locais foram liberados para funcionar, mas somente com metade da capacidade operativa, mantendo um distanciamento mínimo das poltronas; novas regras também para parques aquáticos e clubes sociais. As atividades desses estabelecimentos ficam suspensas, permitindo apenas o funcionamento de restaurantes nesses locais, mas é proibida a venda de bebidas alcoólicas.

No último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde, Santa Inês contava com 125 casos ativos de Covid-19. Sendo 30 internados e 95 em isolamento domiciliar. Há um mês, o município contava com apenas 37 casos.