Palestra sobre saúde mental no trabalho alerta sobre suicídio

O Fórum da Comarca de Balsas realizou, na manhã desta sexta-feira, 16, a palestra “Cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho”, no auditório do Salão do Júri, em alusão ao “Setembro Amarelo”, com o objetivo de conscientizar e alertar sobre o suicídio.

A palestra integra o projeto “Cuidar-se”, desenvolvido na comarca, que objetiva, por meio de rodas de conversas, palestras preventivas e ações educativas, desenvolver e estimular os cuidados com a saúde mental e bem-estar dos servidores, melhorando a qualidade de vida no ambiente institucional.

A palestra foi ministrada pela psiquiatra Talita Dantas Ribeiro Dantas, graduada pela Faculdade de Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí, com residência psiquiátrica no Hospital São Vicente de Paulo (Taguatinga/DF), que desenvolve suas atividades na rede municipal de Balsas. 

A abertura do evento foi realizada pelo juiz Douglas Lima da Guia (4ª Vara), com a participação da juíza Nirvana Mourão Barroso (Juizado Cível e Criminal) e de servidores do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Polícias Civil e Militar.  

Para o juiz Douglas Lima da Guia, coordenador do evento, no que tange à saúde mental, a presença de políticas fortes de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho são fatores protetivos de adoecimento e afastamentos, como, por exemplo, a diminuição da incidência de Síndrome de Burnout e outras doenças, agravadas, principalmente com o cenário pandêmico. 

SETEMBRO AMARELO

Conforme dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, de julho deste ano, o Brasil registrou, em 2020, 12.895 suicídios. A maioria dos casos estavam relacionados a transtornos mentais, a exemplo da depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Estudos sugerem um alto nível de incidência de sintomas depressivos na população, inclusive entre os jovens. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens entre 15 e 19 anos. A OMS estima que 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos.

Anualmente, é promovida a Campanha “Setembro Amarelo”, com o objetivo de prevenir e conscientizar sobre a importância do combate e prevenção ao suicídio, chamando a atenção da sociedade sobre o tema.