Pacientes do SUS farão mais de 2,3 mil consultas, exames e cirurgias em mutirão do Agora Tem Especialistas neste sábado (13) no Maranhão
Para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, ação acontecerá de forma simultânea em 45 hospitais universitários localizados nas cinco regiões do país
O Mutirão do Agora Tem Especialistas realizará, neste sábado (13/9), Dia E – Ebserh em Ação, mais de 29 mil exames, consultas e cirurgias em 23 estados e no Distrito Federal. No Maranhão, a ação ocorre no Hospital Universitário da Universidade do Maranhão (HU-HUMA), a partir das 9h, com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
Realizado para desafogar a demanda por serviços especializados de média e alta complexidade, o mutirão vai promover, em 45 hospitais universitários federais 100% SUS, 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas. Somados, esses atendimentos representam um aumento de 133% em relação aos 12,4 mil atendimentos prestados em julho. No Maranhão, serão realizadas 152 cirurgias e 2.189 exames.
Reforçar a realização de mutirões é uma das estratégias do programa, que amplia o acesso da população a serviços especializados, reduzindo, assim, o tempo de espera na rede pública de saúde. Com foco em áreas prioritárias do Agora Tem Especialistas, como oncologia, cardiologia e ortopedia, a iniciativa será promovida nas cinco regiões do país pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Educação e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ela acontece de forma simultânea em todo o país.
