Ouvidor do Judiciário fará atendimento presencial ao cidadão no Fórum de São Luís
O novo ouvidor do Poder Judiciário do Maranhão, desembargador Marcelino Chaves Everton, fará atendimento presencial ao cidadão uma vez por semana na sala da Ouvidoria, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). Nesta quinta-feira (26), ele esteve no local para acompanhar de perto as atividades desenvolvidas, conversar com servidores, conhecer as instalações físicas e as demandas do setor. O desembargador é o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e exerce os cargos de ouvidor e de supervisor-geral dos juizados especiais.
O desembargador esteve, ainda, na Coordenação dos Juizados Especiais e na Diretoria do Fórum. Durante a visita, foi acompanhado pela sua assessoria; a coordenadora dos Juizados Especiais, juíza Andréa Perlmutter Lago; a secretária da Ouvidoria, Neusa Burac; e o chefe do Telejudiciário, Fábio Martins. Também visitou o 1º e o 3º Juizados Criminais, onde foi recebido pelas juízas Márcia Cristina Coelho Parga (titular do 3º JECRIM) e Laysa de Jesus Paz Martins Mendes (respondendo pelo 1º JECRIM).
Marcelino Everton, eleito em abril deste ano como 2º vice-presidente do TJMA, disse que dará continuidade ao Programa “Fale com o Ouvidor” e destacou que a unidade é um importante canal de comunicação e de aproximação dos cidadãos com a Justiça, recebendo e encaminhando as sugestões, reclamações e demais apontamentos para os setores competentes pela sua resolução e à Mesa Diretora do Tribunal.
Durante o biênio 2020/2021 a Ouvidoria recebeu 9.868 manifestações, somados à parcial de 2022 que foram 1.379, perfazendo um total de 10.342, durante toda a gestão. Também no biênio, a unidade recebeu 1.051 pedidos de informação por meio do SIC (Sistema de Informação ao Cidadão). Do total das manifestações do período, 74,61% foram sobre a prestação de serviços pelo Judiciário, principalmente em relação à tramitação processual, concentradas em grande medida no 1º grau de jurisdição. Os dados constam no relatório de gestão da Ouvidoria.
A secretária da Ouvidoria, Neusa Burac, explicou que a unidade disponibiliza aos usuários vários canais de comunicação: formulário eletrônico (www.tjma.jus.br); e-mail (ouvidoria@tjma.jus.br), Telejudiciário (0800 707 1581 e telefone 98 3194-5555), Telegram e chat (no portal do TJMA). Também faz atendimento presencial na sala da Ouvidoria, localizada no andar térreo do Fórum Des. Sarney Costa (Forinho).
Já o Telejudiciário, além do importante apoio prestado às atividades típicas da Ouvidoria, também realiza inúmeros outros serviços, como agendamento de audiências de conciliação, consultas sobre movimentações de processos judiciais, informações sobre servidores, órgãos e magistrados, atendimento aos pedidos de informação, dentre outras. No biênio 2020/2021 o Telejudiciário, que funciona como uma Central de Informações que presta serviços telecomunicativos de forma integrada e totalmente informatizada, realizou 10.722 atendimentos