Outubro Rosa: a importância da prevenção ao câncer de mama

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, reafirma o apoio do Poder Judiciário nas ações de saúde no combate ao câncer de mama e aproveita o momento do tradicional ‘Outubro Rosa’ para incentivar todos a participarem dessa luta, reforçando a importância do diagnóstico precoce como a melhor forma de combater à doença.

O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, segundo tipo de doença mais frequente no mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. 

No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer são elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais. 

O câncer de mama é um tema delicado e ter o máximo de informação é essencial e pode até salvar vidas. Ele é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que juntas formam um tumor. 

Não existe uma causa específica, mas a idade é um elemento de risco – mais precisamente a partir dos 50 anos. No entanto, é importante procurar orinentações e saber os fatores que podem indicar maior predisposição a desenvolver a doença. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.