Giro de Noticias

Otite em pets: é possível curar?

Meu pet não para de coçar os ouvidos, esfrega na cama, na parede e passa a maior parte do tempo sacudindo a cabeça de um lado para o outro. Atenção! Esses sinais são de alerta para os tutores, pois indicam que o seu amigo de quatro patas pode estar com um quadro de otite.

De acordo com uma pesquisa norte-americana realizada pela Vet Clinics of North America: Small Animal Practice, a otite afeta um em cada cinco cães. No Brasil, dados do Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária mostram que as infecções representam de 8 a 15% dos casos atendidos nas clínicas veterinárias do país. A otite externa crônica (OEC) corresponde a até 76,7% dos casos de otopatias em cães e 50% em gatos.

A otite é um processo inflamatório que afeta o canal auditivo dos cães e gatos, resultando em dor, coceira e possíveis infecções secundárias. “As otites são causadas por má formação desse conduto auditivo. O mais comum é que venham acompanhadas de quadros alérgicos. A presença de fungos e bactérias faz com que essa doença seja recorrente”, explica a médica veterinária do PetMania, Rayule Cristina.

Banho causa otite em Pets?

Essa é uma grande dúvida da maioria dos tutores. Rayule esclarece que a água no ouvido não causa otite. “O ouvido conta com sistema de migração epitelial muito inteligente. Assim, mesmo que caia água no ouvido, essa água vai sair. Não é à toa que os animais, na natureza, são excelentes nadadores”.

A especialista alerta ainda que a otite não deve ser tratada em casa, pois existem diversos fatores que impedem esse procedimento caseiro. “Precisamos descobrir qual a causa base dessas otites. Alguns animais apresentam uma inflamação isolada, possível de tratar através de uma citologia, descobrindo qual o tipo de agente que está ali e prescrevendo a medicação correta. Mas em outros casos o animal precisa de um procedimento cirúrgico. alguns precisam fazer o uso de medicação contínua de forma oral para controlar a causa base”, explica. 

Portanto, o ideal é: se o ouvido do seu pet estiver inflamado, procure um médico veterinário especialista para poder encontrar a causa!