Giro de Noticias

Organizações se unem e lançam manifesto em prol da dignidade menstrual

No Dia Internacional da Dignidade Menstrual, 28 de maio, o Instituto Rebbú com o apoio dos projetos Menstrua, Segue o Fluxo, Mãe de Lua Menstrual, Dona do Meu Fluxo e Cine Por Elas lançam o manifesto “Não é só sobre absorventes” em prol da dignidade menstrual no Brasil.

O objetivo é mostrar que ainda há muito o que se fazer pela dentro da temática, que não é apenas com a distribuição de absorventes que se resolve a pobreza menstrual, mas que é preciso um olhar mais abrangente para essa temática e que ainda há direitos a serem conquistados. Entre as pautas abordadas estão a de saneamento básico, autoconhecimento, licença menstrual, impacto ambiental dos absorventes e educação menstrual.

Para Juliana Gonçalves, fundadora do Instituto Rebbú, o manifesto é um convite de união em prol de uma luta que acabou de começar. “É necessário diversas outras ações que precisam ser concretizadas com as organizações da sociedade civil, empresas, pessoas físicas e governo”, pontuou.

No documento, as organizações ainda ampliam o olhar para todas as pessoas que menstruam nas mais diversas situações, sejam mulheres cis, homens trans, pessoas não binárias, povos indigenas, ribeirinhos, quilombolas, com deficiencia, em situação de rua, aprisionadas e até pessoas que não menstruam para que se possa entender as pluraridades dentro dessa temática e buscar soluções que incluam todas as pessoas.

Neste domingo (28), haverá o lançamento do manifesto por meio de uma ação ativista na Avenida Paulista em São Paulo/SP para conscientizar sobre a data e as temáticas abordadas no documento. O manifesto pode ser acessado e assinado por quem tiver interesse neste link: https://www.rebbu.org/omanifesto

Sobre o Instituto Rebbú:

O Instituto Rebbú tem a missão de combater a pobreza por meio da redução das desigualdades sociais e de gênero.