Operação Balsa Furada da Polícia Civil atua mais de 16 unidades consumidoras por furto de energia

Na semana passada, entre os dias 18 a 24 de outubro, aconteceu a operação “Balsa Furada” de combate ao furto de energia elétrica na região sul do Maranhão. Foram feitas autuações e apreensões de transformadores clandestinos que eram usados para gerar energia, com foco nas fazendas de soja irrigada, cerâmicas, balneários e demais empresas das áreas urbanas.

A operação foi deflagrada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), da Polícia Civil, em conjunto com equipes da Equatorial Maranhão – distribuidora de energia elétrica do estado, que se deu entre os dias 18 a 24 de outubro, nos municípios de Balsas, Formosa da Serra Negra, Carolina, Tasso Fragoso e proximidades.

Segundo a Polícia Civil, foram apreendidos quatro transformadores de propriedade da Equatorial, que estavam instalados em propriedades privadas para fins de furto de energia elétrica.

Além dos equipamentos, foram autuadas mais de 16 Unidades Consumidoras pela prática de furto de energia elétrica mediante fraude e receptação qualificada, gerando por via de consequência, significativas cobranças de CNR (consumo não registrado), e multas em desfavor dos titulares das contas contrato.