Octávio Soeiro faz indicação para criação de Parque Ambiental no Maracanã

O vereador Octávio Soeiro (Podemos) fez uma indicação ao governo do estado para que seja criado, junto ao órgão competente, um Parque Ambiental na área de preservação do bairro Maracanã, Zona Rural II, de São Luís.

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã, como é chamada, foi criada em 1991 por meio do Decreto Estadual nº 12.103. Ela é classificada pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC), como Unidade de Uso Sustentável, na categoria de Área de Proteção Ambiental.

São 1.831 hectares que passam por nove bairros da zona rural e permeiam as bacias hidrográficas do Rio Bacanga e Rio Maracanã, além da nascente do Rio da Prata. Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) revelam a diversidade da fauna e da flora, com destaque para as palmeiras de Buriti e Juçara.

Para Octávio Soeiro, a própria constituição natural da região tem um impacto significativo na comunidade local, onde observa-se, por exemplo, há mais de 35 anos a tradicional Festa da Juçara. Daí o empenho pela preservação e uso sustentável da APA do Maracanã, revela o autor.

“A perspectiva é favorecer a região com um espaço, que atenda suas demandas urbanísticas, ambientais e turísticas, valorizando o uso sustentável, dentro de uma consciência de uso para o turismo, baseada na preservação ambiental”, declarou Soeiro.