.

Detran realiza treinamento de servidores para implantação do DetranNet

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realiza, nesta segunda-feira (31) e na terça-feira (1º), o treinamento intensivo dos servidores que operarão na nova plataforma DetranNet, que está sendo implantada pelo órgão. As aulas serão ministradas por videoconferência para 1.753 servidores em todo o estado.

O treinamento tem por objetivo familiarizar os servidores com o sistema operacional da nova plataforma, e está sendo ministrado por técnicos da própria empresa que já implantou o novo sistema em seis outros estados: Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo, Tocantins, Rondônia e Rio Grande do Norte.

O planejamento para implantação do novo sistema operacional DetranNet teve início em março de 2021. A expectativa é de que a nova plataforma, que começará a funcionar nesta semana, ofereça mais agilidade para os servidores realizarem suas tarefas proporcionando, assim, um maior número de atendimentos para uma resposta mais rápida às demandas dos usuários.

O chefe da Coordenadoria de Informática do Detran-MA, Jorge Henrique da Silva Oliveira, afirmou que os servidores já vinham tendo acesso a simuladores da nova plataforma, e que o treinamento intensivo vem principalmente para tirar as últimas dúvidas sobre o sistema. “Os servidores já têm bastante experiência com a utilização de sistemas operacionais. Para eles, é uma questão de adaptação aos novos comandos que serão utilizados no DetranNet. Além desse treinamento, serão disponibilizados tutoriais em vídeo e manuais impressos que poderão ser acessados por todos os servidores”, explicou.

Nesta primeira etapa, estarão interligados à nova plataforma todos os serviços relacionados aos veículos da base do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), como mudança de propriedade, primeiro emplacamento, placa Mercosul, infrações e outros. Na segunda etapa, a ser implantada no início de abril, entrarão os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com a nova plataforma DetranNet, os acessos aos serviços on-line serão feitos com maior agilidade e segurança e estabilidade. O novo sistema permite o acesso de 10 mil usuários simultaneamente. O anterior tinha a limitação de 400 acessos simultâneos.