.

Obras da ponte sobre o Rio Pericumã são vistoriadas

As obras de construção da ponte sobre o Rio Pericumã, que interliga Central a Bequimão, foram vistoriadas pelo vice-governador Carlos Brandão e pelo secretário da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, nessa sexta-feira (20). Os serviços são executados pela Sinfra e a meta é concluir os trabalhos ainda este ano.

O vice-governador Carlos Brandão destacou a importância da obra para a região. “Estamos visitando a tão sonhada ponte Central-Bequimão. Uma espera de mais de 50 anos, um desafio da engenharia no Brasil que vai garantir uma economia de aproximadamente três horas no deslocamento entre o Cujupe e a Região dos Guarás”, afirmou.

A ponte vai interligar 13 municípios da Baixada Maranhense e diminuir a distância de deslocamento para moradores da região em 125 quilômetros, proporcionado uma nova rota para transporte e logística. Com isso, o escoamento da produção será realizado de forma mais rápida. Além de fomentar o turismo, com a integração dos estados do Maranhão e Pará.

O secretário Clayton Noleto detalhou o andamento da obra e as etapas que serão realizadas. “Estamos verificando uma etapa fundamental sendo alcançada que é o lançamento das vigas sobre as fundações que estão em água. Nós agora vamos avançar para construção dos três blocos em terra, conclusão do lançamento das vigas e acabamento para que a ponte seja concluída”, explicou.

Mesmo diante da crise sanitária, os serviços seguem avançados e cumprindo todos os protocolos de segurança. Nesse momento estão em execução o lançamento de vigas metálicas, blocos de concreto, alcançando 42m de profundidade dentro da água e serviços externos com o manuseio de 30 toneladas de equipamentos.

O Governo também está construindo as vias de acesso à ponte para que a melhoria em mobilidade seja completa. Juntos, os investimentos são de aproximadamente R$ 180 milhões.