Giro de Noticias

O que levar em consideração na hora de escolher ração para cães

Quando o assunto é nutrição canina, muitos tutores iniciantes e até mesmo aqueles com mais experiência acabam se sentindo perdidos em meio a tantas marcas e variedades diferentes de ração. A diferença entre Standard e Premium não fica clara para o consumidor e, muitas vezes, pode levar a uma compra por engano. Com base nessa problemática, preparamos um guia rápido sobre o que saber sobre cada tipo de ração e como escolher a comida para o pet. Confira:

Rações econômicas

Como o próprio nome já diz, essa linha de ração é feita para ser barata tanto para o produtor quanto para o consumidor. As rações econômicas priorizam o uso de matérias-primas de baixo teor nutritivo, apoiando-se fortemente em derivados de soja, milho e trigo. 

Outra característica marcante das rações econômicas é a presença de flavorizantes (compostos artificiais que dão sabor à ração) para tornar o alimento mais atrativo para os bichinhos. Além disso, também são comumente encontrados corantes na composição dos grãos. 

O alto teor de farináceos e a baixa quantidade de proteína e gordura fazem com que o pet precise comer uma quantidade maior de ração para poder saciar a fome e absorver os nutrientes. Isso, consequentemente, resulta também em um volume maior de fezes. 

Ração de linha Standard

A próxima linha de ração é a chamada Standard (traduzido como “padrão”); esse tipo de alimento canino já possui um nível menor de subprodutos de grãos, mas ainda assim tem um teor elevado. Além disso, essa ração apresenta maior teor de farinha de origem animal, assim como gorduras e proteínas, sendo consideravelmente mais nutritiva que a linha econômica. 

Esse tipo de linha de ração é a mais encontrada no mercado e também a que possui maior espaço publicitário. Deve-se ficar atento que algumas marcas podem ainda incluir alguns flavorizantes e corantes na composição. Sendo assim, quem procura uma alimentação livre de compostos artificiais para o pet deve conferir se há a presença desses componentes. As rações de linha Standard já apresentam produtos destinados a cada fase de vida do pet, como ração para filhotes e adultos.

Ração Premium

A linha Premium de rações apresenta um grande salto nutricional em relação às econômicas e Standard. Isso ocorre porque a ração Premium utiliza matérias-primas de qualidade bem mais elevada, o teor de farináceos é fortemente reduzido, são excluídos os corantes e flavorizantes, e a quantidade de farináceos é inferior.

Além disso, diversas marcas passam a incluir na formulação dos produtos Premium compostos e nutrientes funcionais que ajudam na manutenção da saúde do cão, como compostos do complexo de vitamina B, C e E. A linha Premium de ração apresenta também maior variedade para os diferentes estágios da vida do cão, como ração para filhotes, adultos e adultos castrados.

Ração Super Premium

Esse tipo de ração é o mais completo em termos nutricionais, pois os produtos apresentam grandes quantidades de nutrientes de origem animal como carnes, ovos e gorduras de peixes. Isso resulta em maior equilíbrio nutricional e, por consequência, na redução de consumo pelo pet, já que uma quantidade menor de ração já é suficiente para o bichinho se sentir saciado e nutrido.

Uma forma de identificar facilmente as rações Super Premium é que todas elas são livres de produtos transgênicos, como, por exemplo, a ração Gran Plus Gourmet. Além disso, as linhas de rações Super Premium possuem produtos destinados aos estágios de vida do pet, como ração para filhote, adulto, adulto castrado e idosos, bem como para questões específicas como pelagem mais brilhante, melhora das articulações, controle de tártaro, melhor digestão e redução de cheiro das fezes.