O home office seguirá como tendência para 2022?
Com o advento da pandemia da Covid-19, muitas empresas tiveram que recorrer ao modelo de trabalho home office, para garantir a segurança e saúde dos seus colaboradores durante esse período tão difícil na história do mundo.
Porém, uma coisa que muitos não sabiam, é como esse modelo daria tão certo, fazendo com que muitas empresas mudassem um pouco a maneira de pensar e começassem a aderir a ele, diminuindo a quantidade de colaboradores no meio físico, criando uma mescla entre as pessoas que vão até o local de trabalho e as que ficam em casa.
É possível concluir que, mesmo uma empresa de fornecimento de mão de obra temporária, consegue usufruir das vantagens que o home office trás, sendo comum que ao longo dos próximos anos essa tendência se torne uma realidade ainda mais viva na vida das pessoas.
Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar como o home office se tornará uma tendência para o ano de 2022 e para os próximos a seguir, destacando os benefícios e vantagens do mesmo, além do impacto que pode causar tanto no mercado de trabalho em si quanto dentro da sua organização.
Não é de hoje que o modelo já existe e é utilizado por uma empresa de informática SP, empresas de tecnologia no geral, a algum tempo já abordam o home office pelo trabalho precisar de um computador e ser desempenhado através dele como ferramenta de trabalho.
Mas a verdade é que as empresas nunca precisaram, de fato, se adaptar para isso, então mesmo que fosse uma ideia frequente, muitas não tinham se preparado ou moldado políticas que utilizassem o home office como modelo viável de trabalho dentro da organização.
Diferente do que muitos pensam, independente se é uma assessoria fiscal ou uma grande logística, não é só fornecer o notebook para o colaborador e esperar que ele realize o trabalho que o mesmo já estará ativo no novo modelo.
Por isso, é preciso respeitar uma série de leis burocráticas que asseguram tanto a marca quanto o funcionário.
Para que isso funcione, o departamento de RH (Recursos Humanos), precisa estar constantemente pensando junto de outras diretorias da empresa como fazer para que tudo fique sob controle e o home office se torne cada vez mais comum dentro da organização.
Porém, isso já é uma realidade e é apenas uma questão de tempo para que desde uma loja cosmética a uma locação de impressora São Paulo comecem a utilizar este modelo de negócios que é tão discutido atualmente.
Sendo assim, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor abordado e explorado, mostrando o impacto que isso pode causar na organização, os benefícios do home office, além das tendências de mercado. Confira.
As vantagens do home office
Agora que já ficou um pouco mais claro como começou o home office e que não é tão simples de uma empresa, da noite para o dia, começar a atender essa demanda.
A verdade é que, seja uma joalheria ou uma consultoria telefonia empresarial, o modelo de trabalho em casa nunca foi tão bem visto por falta de confiança da empresa com o colaborador e por pensamentos e estilos de negócio mais antigos e conservadores.
Como nas gerações anteriores da atual os trabalhos, em sua grande maioria, eram trabalhos braçais e a internet e a tecnologia não eram avançadas como hoje, é normal que tal modelo não fosse cogitado, ou aqueles que o incentivaram, podiam ser taxados como preguiçosos ou até mesmo loucos.
Entretanto, com o avanço tecnológico e a globalização do mundo e da internet em si, vivemos em uma realidade bastante diferente onde não é totalmente preciso se deslocar até o seu trabalho para ligar para clientes o dia todo e vender maquinas de café para empresa, se isso pode ser feito através do seu computador.
Com isso, é possível apontar algumas vantagens do home office como:
? Colaborador não precisa se locomover até o trabalho;
? Funcionário se sente mais à vontade para trabalhar;
? Maior foco nas entregas;
? Maior flexibilização nos contratos.
Claro que nem todas as pessoas performam de forma igual ou tem a infraestrutura tecnológica ou familiar para trabalhar em home office, sendo necessária uma pesquisa da empresa com antecedência para saber em quais áreas aplicar esse modelo e o constante acompanhamento do gestor para que ele seja funcional.
Porém, é um fato que até o serviço de digitalização de documentos é feito de forma online nos dias de hoje e escolher não procurar, mesmo que aos poucos, se adaptar às novas formas de se trabalhar que o mercado propõe, é escolher ficar para trás no quesito evolução e de possibilidades de trabalho.
Em outras palavras, no Brasil, o home office ainda está no começo e tem muito a evoluir, a situação é complexa e nem todas as empresas conseguem oferecer isso para o funcionário, porém, aos poucos a realidade vem mudando e as equipes híbridas começam a ganhar mais força dentro das organizações.
Diante disso, algumas tendências começam a surgir e podem impactar o mercado de maneiras diferentes, e por isso mesmo uma empresa que desenvolve um software de logistica deve estar atento.
Confira agora alguns dos motivos do motivo para o home office crescer ainda mais no ano de 2022.
1. Contratos muito mais flexibilizados
Através de contratos mais flexibilizados, é possível aumentar e muito a produtividade da empresa dependendo de como ela se planeja para atender as mais diversas demandas do seu dia, oferecendo o suporte necessário aos colaboradores durante a sua jornada de trabalho.
Não apenas isso, mas quando o horário é mais flexível, permite que os funcionários consigam atender diferentes frentes de trabalho em diferentes áreas dentro da organização, conseguindo inclusive contratar aquele profissional que a empresa sabe ser bom, mas pode ser que não se encaixe em um horário de trabalho normal.
Sem mencionar que, ao ter pessoas que podem entrar umas duas horas mais tarde que o horário normal, por exemplo, significa que ela trabalhará duas horas a mais do que o expediente comum, fazendo com que ela consiga atender um espaço maior de tempo para a empresa, que pode ser justamente o que falta para a área se expandir.
2. Incentiva o trabalho híbrido
O expediente de trabalho híbrido é uma excelente alternativa para as empresas que não querem adotar totalmente o home office, o que é completamente compreensível, mas que deseja começar a implementar esse modelo dentro de sua organização.
Querendo ou não, muitas pessoas enxergam esse modelo como um prêmio, por não precisarem se locomover até o local de trabalho, evitar o estresse que pode ser causado pelo ambiente, além de ser muito mais cômodo trabalhar de casa.
Com o trabalho híbrido, é possível que pessoas pré-designadas, com o planejamento e acompanhamento da gestão, trabalhem um ou dois dias em casa, fazendo com que isso já seja um grande incentivo, dando aquele gás adicional e sendo refletido nos resultados.
Claro que é preciso muito planejamento e responsabilidade de cada funcionário, mas é uma ideia que vem crescendo muito e sendo aceita por muitas empresas ao redor do país e do mundo.
3. Possibilidade a economia de energia
Embora seja comum que muitas empresas olhem esse tópico e pensem automaticamente em economia de dinheiro, a ideia é que com menos pessoas dentro do espaço de trabalho, menos energia será gasta e mais sustentável será a empresa.
Conseguindo diminuir o consumo de energia em aproximadamente 10%, principalmente se a empresa é muito grande, já é uma enorme vitória e uma possibilidade a ser pensada.
Muitos devem estar imaginando “Tudo bem, mas o funcionário gasta essa energia em casa. No final não mudará nada”.
Essa frase é bem equivocada, afinal, a energia gasta em sua casa é muito menor do que a gasta em uma empresa para manter um departamento inteiro em funcionamento.
Portanto, é mais uma tendência que fica bastante evidente e pode ser mais um dos motivos para que o home office continue se popularizando no ano de 2022.
Considerações finais
O texto de hoje abordou o home office e como ele pode seguir como tendência para o ano de 2022, explorando as suas vantagens e benefícios, além de algumas de suas dificuldades, mostrando também alguns dos motivos do porque ele deve permanecer como uma possibilidade.
O Brasil ainda não possui em sua totalidade a maior e melhor infraestrutura para receber esse tipo de mudança por parte de todas as empresas, mas de fato, muitas podem começar por pequenas atitudes e por um departamento por vez para ver o que funciona e o que não está legal ainda.
Portanto, desenvolva uma política de home office e comece a se adaptar, verificando e analisando o que melhor se adequa a sua organização e o que não é possível no momento.
O home office tem muito a crescer e em 2022, e ele pode ser uma forte tendência, dependendo apenas de como cada empresa conseguirá implantar tais mudanças e como irá lidar com as dificuldades e o planejamento necessário para que o mesmo seja eficaz.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.