Conheça algumas estratégias para manter o foco no trabalho

Manter o foco no trabalho por muitas vezes é uma tarefa bastante difícil, principalmente com tantas distrações digitais nos dias de hoje, mensagens de outras pessoas relacionadas ao próprio trabalho, sem mencionar problemas pessoais e devaneios.

Desde as redes sociais até conversas paralelas com colegas de trabalho, é comum que distrações ocorram, mas elas não podem tirar completamente o nosso foco e fazer com que não prestemos atenção em demandas essenciais e vitais em nosso dia a dia.

Portanto, seja em uma indústria de matéria prima ou em uma clinica de acupuntura Osasco, o texto de hoje irá abordar algumas estratégias que podem te ajudar a manter tal foco, explorando como se portar em determinados momentos e como isso pode impactar negativamente a sua carreira.

De acordo com diversos estudos realizados por Renato Mendes, pesquisador e autor do livro “O Cérebro com Foco e Disciplina”, cerca de 80% a 90% dos nossos pensamentos cotidianos são bem repetitivos, isso sem mencionar os que, de acordo com ele, são inúteis e não nos levam a lugar algum.

Em um ambiente de trabalho, seja em uma empresa de ensaios não destrutivos ou até em uma transportadora, a média de tempo que conseguimos focar no trabalho sem nenhuma interrupção é de 11 minutos.

Isso demonstra como perdemos o foco com facilidade e como não conseguimos ser produtivos durante um bom período de tempo.

Como a grande maioria das marcas e indústrias nos dias de hoje procuram pessoas que conseguem se focar e serem produtivas, é uma matemática bastante simples: aquelas que não conseguem produzir e entregar suas demandas darão espaço para as que conseguem.

Ou seja, de forma simples e direta, se você não consegue se concentrar e executar as tarefas que a sua empresa de impressão 3D, por exemplo, te solicita, é muito provável que ao longo do tempo você perca a credibilidade, fazendo com que outras pessoas tomem o seu lugar.

Nas palavras da coach e estudiosa Juliana Carelli, o foco é a nossa capacidade de nos concentrar na execução de tarefas evitando distrações e exercendo o autocontrole, habilidade fundamental para a nossa vida profissional e até mesmo pessoal.

Portanto, para ficar por dentro de como aumentar o seu foco no trabalho e conseguir continuar produzindo um trabalho esplêndido em sua empresa de segurança eletrônica, por exemplo, confira os tópicos a seguir onde o assunto será melhor abordado e explorado.

A importância de se manter o foco

A concentração é fundamental para diversas tarefas em nosso cotidiano no trabalho. Claro que existem algumas que você já está tão acostumado a fazer que é automática ou simplesmente não exigem um grau de atenção muito alto.

Porém, a verdade é que existem outras que precisam de um certo grau de comprometimento, sendo necessário que você pare, analise o que está acontecendo e consiga executar ações específicas que tragam o que se espera daquela tarefa como um todo.

Trabalhando em uma fábrica de perfumes ou uma empresa de fomento mercantil, a produtividade é sim muito necessária, mas com toda certeza a efetividade é um fator muito mais importante que anda junto do primeiro mencionado.

De nada adianta produzir muito se foi feito de maneira errada, da mesma forma que não resolve ser extremamente detalhista e assertivo se a sua produção está muito abaixo do que é esperado pelos seus gestores e superiores.

Alguns benefícios e vantagens podem ser adquiridos para as pessoas que compreendem onde essa linha tênue se encaixa, como:

? Maiores oportunidades de crescimento profissional;

? Maior produtividade;

? Se torna referência dentro do seu departamento;

? Análise de informações muito mais rápida e eficaz;

? Maior autocontrole profissional e pessoal.

Claro que pode variar dependendo se você trabalha em uma fábrica de carroceria florestal ou em um loja de cosméticos, afinal, o ambiente pode ser diferente, as demandas podem ser diferentes e até a forma de trabalhar pode ser diferente.

Porém, é possível aumentar sua concentração com algumas estratégias e técnicas. Algumas são mais fáceis de serem implementadas, já outras requerem um pouco mais de esforço, mas todas precisam de disciplina e bastante autocontrole.

Sendo assim, confira os tópicos abaixo onde tais estratégias serão melhor abordadas e explicadas.

1. Esteja em constante atividade

Para você que trabalha em home office, no escritório de uma empresa de engenharia ambiental ou em qualquer outro lugar que precise de concentração, a principal dica que pode ser oferecida a você é fazer com que o cérebro nunca pare de trabalhar.

Nunca é uma palavra bem forte, mas podemos dizer que quanto mais atividade o cérebro estiver trabalhando, menores serão as chances de você se distrair, seja com um e-mail, uma notificação das redes sociais ou uma mensagem de algum familiar.

Esteja o tempo todo fazendo perguntas para o seu cérebro, mantenha-o em atividade, pois você chegou em determinada conclusão, qual o motivo dela precisar ser feita, quais serão seus próximos passos, quais serão as consequências e resultados.

Essas são apenas algumas das maneiras de mantê-lo ocupado e em produtividade.No começo pode ser um pouco difícil, mas tudo na vida é tentativa, erro e persistência.

Depois de um tempo, se tornará comum seu cérebro automaticamente fazer isso, fazendo com que você seja extremamente produtivo e eficiente, mesmo em uma empresa de serviços de terceirização de mão de obra.

2. Trace um caminho

A falta de conhecimento e planejamento do que precisa ser feito é um dos grandes obstáculos quando o assunto é manter o foco e produtividade.

Isso porque, quando não se sabe o que precisa ser feito ou o caminho que é necessário seguir, é preciso gastar mais tempo procurando soluções e buscando informações.

Esse pequeno espaço de tempo pode ser o suficiente para que seu cérebro se distraia e comece a tirar o seu foco com algum som ambiente, um amigo te chamando ou uma notificação em seu e-mail ou smartphone.

Sendo assim, antes de começar a trabalhar, já reúna as informações necessárias e trace um percurso, um passo a passo do que é preciso para completar aquela tarefa, evitando distrações e consultas constantes.

3. Se organize e defina prioridades

Durante o longo processo de produtividade, é preciso se organizar para evitar que muitas coisas saiam do seu controle.

Portanto, antes de começar, já pegue tudo que precisa para que não tenha que sair da sua estação de trabalho e não crie mais distrações, além de perder tempo que poderia ser gasto no desenvolvimento.

Com isso, defina suas tarefas e demandas e qual tem prioridade sobre outras. Dessa forma, você não ficará pensando nelas durante a execução das tarefas, podendo gerar distrações e tirar o seu foco. Os temas serão definidos pelos que é mais prioritário até o que é menos.

Com isso, mesmo que alguns obstáculos apareçam, as prioridades já terão sido completadas, fazendo com que, mesmo ao final do dia, quando não temos mais o mesmo entusiasmo do começo, a grande maioria das coisas que assolam seus pensamentos já tenham sido resolvidas.

4. Se afaste das distrações

Se você precisa completar uma tarefa e ela possui prioridade sobre outras, com toda certeza precisa de foco e disciplina para que ela seja concluída, mas se tem uma coisa que facilmente tira a nossa concentração e foco é o celular e outras distrações cotidianas.

Como sabemos, as notificações do smartphone acontecem a todo momento, seja por uma mensagem no WhatsApp ou uma notificação no Instagram, eles têm o potencial de roubar um grande tempo nosso se decidirmos verificar a origem do mesmo.

Conversas paralelas com companheiros de trabalho são sempre importantes para criar um bom clima e ambiente no departamento, mas não nos momentos onde o foco e concentração são necessários, portanto, nesses momentos, converse com eles e peça para que não te interrompam.

Nesses momentos, também é importante tirar um tempo para responder aos e-mails que, muitos deles, provavelmente serão de cunhos profissionais. Portanto, pense em horários estratégicos para respondê-los sem que distraiam a sua atenção.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou e explorou algumas estratégias para manter o foco no trabalho e para conseguir se concentrar em suas demandas, mostrando os benefícios de se investir nessas táticas e como elas podem ser extremamente benéficas para a sua vida profissional, além de estimular o autocontrole e a disciplina.

Claro que ninguém é uma máquina e consegue ou deve ser produtivo durante 8h a 12h diárias, mas é importante ter uma certa constância para conseguir colocar em dia suas demandas e se desenvolver como um profissional que sabe o momento de brincar e se distrair e o momento de colocar a mão na massa.

Cada um possui os próprios ladrões de tempo e diferentes níveis de disciplina, cabe a você mudar seus hábitos e condicionar o seu cérebro a utilizar ao que se tem de melhor em prol de você mesmo e da empresa. Plante agora para colher depois.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.