O grande encontro: Flávia Bittencourt e Vanessa da Mata juntas no bloco Bittencá e Acolá

Sob o comando de Flávia Bittencourt o Bloco de Carnaval Bittencá & Acolá, patrocinado pelo Grupo Mateus via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, promete arrastar uma multidão de foliões nessa terça – feira de carnaval (21.02) na Av. Beira Mar às 21h; com produção executiva de José Pinto.

Como convidada mais que especial o bloco terá a cantora Vanessa da Mata, que vai repetir a icônica apresentação que fez junto com Flávia Bitencourt no mesmo bloco em 2018. As cantoras vão interpretar seus respectivos sucessos, além de músicas icônicas do repertório carnavalesco para todos dançarem muito.

E tem participações especiais também da drag e performer Adriane Bom Bom e do cantor Beto Ehong, que vai cantar a música “Na Fita”. Segundo a anfitriã Flávia Bittencourt tudo foi planejado com o maior profissionalismo, para que o público tenha uma experiência única de música, de alegria e de comunhão artística a exemplo das edições anteriores do bloco:

“Preparamos com muito carinho e profissionalismo o retorno do Bittencá & Acolá às ruas, após a pausa imposta pela pandemia. Estávamos com muita saudade dessa energia linda que desfrutamos com o público já cativo do bloco. E convocamos um time maravilhoso para somar conosco. Na direção musical e guitarra teremos o João Simas; e essa banda incrível com Thierry Castelo (bateria); Davi Oliveira (baixo); Jessé Fonseca (teclado); Gabriel Oliveira (trompete); Dark Brandão (percussão); Sarah Byancci (saxofone); Jadi Seguins (trombone); Kátia e Kekel Espíndola (backing vocal) a participação do Maurício Pacheco (guitarra). Nosso repertório vem super dançante para que todos possam cantar e pular junto, com clássicos dos anos 90, sucessos do Jorge Bem Jor, hits da música baiana, as nossas marchinhas carnavalescas e sucessos meus e da Vanessa em ritmo de carnaval” adianta ela.

Vale ressaltar que Flávia Bittencourt está em uma grande fase de sua bem construída carreira. A cantora, compositora e musicista é também uma intérprete surpreendente e de múltiplas possibilidades musicais; que não ousa inovar, e sempre mergulha fundo em sua arte e em suas verdades artísticas. Ela coloca muita personalidade em cada canção que interpreta. Em suas músicas autorais fala de amor, dores, superação e alegria. Seu mais recente trabalho – sucesso de crítica e de público – foi o álbum e show Volitar. Com repertório leve, dançante e esvoaçante, como sugere o título, com músicas inéditas e autorais como Volitar; Sigo Meu Destino; Com Alegria; Vamo Chamegar; Coco e Qual a Razão?; além de canções cedidas por Carlinhos Brown, como Escavucando o Nada; Rei Gonzaga; Chega João e Desfrutemos do Forró. Como intérprete Flávia vai da MPB ao forró, do xote ao rock, do São João ao Carnaval, sempre colocando sua voz como um instrumento de emoção para seu público.

Já o bloco Bittencá & Acolá surgiu em 2018, quando em uma conversa com amigos, a cantora teve a ideia de criar um bloco para defender causas importantes como a liberdade, a diversidade e respeito aos gêneros, para protestar contra o racismo e as violências, tendo a música como ferramenta de conscientização social. Além da apresentação de Flávia Bittencourt, o bloco já teve participações de artistas convidados, como Beto Pereira, Maria Gadú, Vanessa da Mata, Baré de Caso, Mariana Aidar e Jaloo. As apresentações acontecem dentro do roteiro oficial do carnaval do Governo do Estado. Esse ano, que será a quarta edição, que promete ser ainda mais especial por ser o reencontro com o público após a pausa forçada da pandemia.

E a convidada Vanessa da Mata volta a São Luís com uma bagagem ainda maior de sucessos. A cantora mato-grossense tem uma rica e premiada produção musical. O início efetivo da carreira solo aconteceu em 2002, quando lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Vanessa da Mata”, com produção de Liminha, Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil, Dadi e do sempre presente Kassin. Os destaques ficaram por conta de “Nossa Canção”, trilha sonora da novela “Celebridade”, “Não Me Deixe Só”, que estourou nas pistas com o remix de Ramilson Maia, e “Onde Ir”, da novela “Esperança”. Em 2004 ela lançou outro trabalho que recebeu ótimas críticas e faz crescer ainda mais sua legião de seguidores. “Essa Boneca Tem Manual”, produzido por Liminha, com o mega hit “Ai ai ai…”, que em 20206 foi a música nacional mais executada nas rádios.

A ótima vendagem do álbum “Essa Boneca Tem Manual” rendeu um Disco de Platina à cantora; que conquistou ainda o Prêmio Multishow de Melhor Música com “Ai, Ai, Ai”. O terceiro álbum de Vanessa da Mata foi lançado em 2007: “Sim”. Produzido por Kassin e Mario Caldato, o CD teve cinco faixas gravadas na Jamaica com a participação dos ícones locais Sly & Robbie. A grande parceria foi o astro americano Ben Harper, com quem Vanessa dividiu os vocais na canção “Boa Sorte/Good Luck”, sucesso absoluto nas rádios, sendo a mais tocada do ano no Brasil e Portugal, e umas das mais tocadas na Europa.

Vanessa ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, com “Sim”, além da indicação para Melhor Canção Brasileira com “Acode”. Ela já levou ainda o Prêmio Multishow de Melhor Música com “Boa Sorte/Good Luck” e com “Amado”. Em 2019, se aventurou pela primeira vez como produtora musical em “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”, sétimo álbum de estúdio, o mais autoral de todos e um dos mais aclamados discos da carreira. O primeiro single “Só Você e Eu” dava o tom do que o disco seria por inteiro: Um apanhado de histórias sobre a vida e o amor. No total, Vanessa tem 7 álbuns gravados em estúdio e mais 2 ao vivo; além de colecionar prêmios e muitos sucessos cantados em todo o Brasil.

Durante a pandemia realizou diversas lives solidárias; em setembro de 2020, Vanessa da Mata e Seu Jorge fizeram uma live no YouTube do Teatro Bradesco. Ela não para de compor e cantar. Vanessa encerrou o ano de 2022 com o primeiro single de seu próximo álbum. A primeira música “Vem Doce”. “Foice” foi o segundo single do projeto, que chegou às plataformas musicais em janeiro desse ano. Inteiramente composta e produzida por Vanessa, a faixa também conta com Jaques Morelenbaum no violoncelo. A cantora fez mais, uniu sua potente voz ao forró na terceira música desse novo álbum. Ela disponibilizou duas versões da faixa “Comentário a respeito de John”, um clássico de Belchior; agora gravada com uma com participação do cantor “piseiro” João Gomes e a outra somente com seus vocais. Essa regravação chegou acompanhada de um videoclipe, já disponível nas plataformas musicais. O próximo álbum de Vanessa Mata  “Vem Doce” terá 15 faixas inéditas e tem lançamento previsto para o próximo oito de março, Dia Internacional da Mulher.

Mas bem antes disso, aqui na apresentação do Bloco Bittencá & Acolá o público maranhense já vai ter um gostinho e tanto de Vanessa da Mata, que promete entregar tudo – dos hits antigos e que nunca saem de moda às novas músicas, além de passear por clássicos do carnaval na apresentação conjunta com Flávia Bittencourt. Nem precisa dizer que é imperdível…. O Bloco é aberto ao público e gratuito, portanto é só agendar e se jogar no Bittencá & Acolá, nessa terça – feira de carnaval, para encerrar a folia na Ilha com muita alegria e música não de boa, mas de excelente qualidade.