Nove atrações nacionais confirmadas na agenda do Carnaval do Maranhão 2024

Quem vier curtir a programação do Carnaval do Maranhão 2024, vai prestigiar grandes shows de artistas consagrados da música brasileira. No total, serão 15 atrações nacionais, sendo nove já confirmadas – Zé Vaqueiro, Matheus e Kauan, Tierry, Chiclete com Banana, Jonas Esticado, Cláudia Leite, É o Tchan, Belo e Geraldo Azevedo. O evento do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma) com apoio do Turismo (Setur), Segurança Pública (SSP) e patrocínio da empresa Vale, será realizado de 9 a 13 de fevereiro, nos circuitos Beira Mar e Avenida Litorânea.

A variedade de atrações culturais é um diferencial atrativo para o público. Serão 15 nomes nacionais a se apresentarem nos palcos do Carnaval do Maranhão, sendo nove já confirmadas, que somam à lista de quase 50 artistas e grupos maranhenses, abrilhantando a programação.

O titular da Secma, Yuri Arruda, pontuou as expectativas e destacou o investimento em estrutura, diversidade de artistas e segurança para fazer consolidar este como um dos maiores carnavais do país. 

“O Governo do Estado está garantindo uma grande infraestrutura para receber maranhenses e turistas que escolherem curtir o Carnaval do Maranhão. A agenda oficial está em fase de definição, mas, já temos confirmados grandes artistas que vão atrair o público. Convidamos a todos para prestigiar a festa, marcada pela organização, diversidade e segurança”, frisou Yuri Arruda.

O governador Carlos Brandão comentou sobre o assunto em suas redes sociais, na ocasião da divulgação da confirmação do cantor Belo. “O nosso Carnaval do Maranhão promete ser ainda melhor! Com atrações que irão emocionar todas as gerações”, declarou.

As atrações nacionais e também locais, prometem arrastar ainda mais multidões para o circuito oficial carnavalesco maranhense. Foliões já se preparam para os dias de festividades, garantindo que a diversão e a folia vão dar o tom do período. 

O estudante João Victor avaliou o evento como “muito bom, de clima agradável e pessoas boas, muita segurança e tranquilidade, que vai se repetir no carnaval oficial e estaremos aqui participando”. Para a bacharel em Direito, Ana Freitas, “a programação está animada e equilibrada” frisando que “o Carnaval vai ser tudo de bom!”. Do Maranhão e há 20 anos morando em Góias, o psicanalista Alex Barra enfatizou a importância em investir na festa local e aproveitando a estada na capital, vai curtir as atrações e visitar familiares.  

A biomédica Geovana Dias está com disposição para curtir toda a agenda de pré-carnaval e elogiou a segurança e a energia do evento, já preparando o pique para a programação oficial. A atriz Yasmin Lopez destacou a série de atrações nacionais e parabenizou o espaço garantindo aos nomes locais, que, em sua avaliação, “nos identificamos e curtimos muito mais”.

Nomes consagrados

Considerado um dos principais destaques da nova geração no estilo piseiro, o pernambucano Zé Vaqueiro se apresenta nos palcos do Carnaval do Maranhão na sexta-feira (9). Ele lançou seu primeiro álbum em 2017, mas, só começou a fazer sucesso a partir de 2020, com as canções ‘Tenho Medo’ e ‘Letícia’, que tem mais de 100 milhões de visualizações, cada, no YouTube. Contabiliza muitos outros sucessos como ‘Vem Me Amar’, ‘Volta Comigo Bebê’, ‘Meia Noite’, ‘Erro de Ficante’, ‘Quando Eu Te Pegar’, entre outras. 

No sábado (10), se apresentam Tierry e a dupla sertaneja Matheus e Kauan. Os irmãos Matheus e Kauan formaram a dupla em 2010 e cindo ano depois alcançaram o sucesso com a música ‘Que Sorte a Nossa’, alcançando mais de 180 milhões de acessos na internet e ganhando espaço entre uma das mais tocadas nas rádios de todo o Brasil. Contam com oito álbuns lançadosː Paraquedas, Mundo Paraleloː Ao Vivo, Face a Face, Na Praia, Na Praia 2, Intensamente Hojeǃ, Tem Moda Pra Tudo e 10 Anos na Praia.

Tendo iniciado como compositor, Tierry teve suas músicas gravadas por grandes nomes como Gusttavo Lima, Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Em 2015 iniciou carreira como cantor, sendo apelidado de ‘Tiehits’, pelo expressivo número de canções nas paradas de sucesso. É dono dos hits ‘Cem Mil’, ‘Cracudo’, ‘Casado, Namorando, Solteiro’, ‘Moça do Espelho’, ‘HB20’, ‘Cabeça Branca’ e ‘Rita’.

A banda Chiclete com Banana, já consagrada como um dos principais nomes do Carnaval do Brasil e que aglomera uma multidão de ‘Chicleteiros’, como são conhecidos seus milhares de fãs, estará no circuito carnavalesco maranhense no domingo (11). Na segunda (12), sobem ao palco Jonas Esticado, considerado um dos principais cantores de forró e músicas de paredão do país, dono de sucessos como ‘Ele Não Tem’, ‘Moça do Espelho’, ‘Com Amor Não Se Brinca’ e ‘Saudade Boa’; e Cláudia Leitte, sucesso da música brasileira desde 2001.

E na terça (13), se apresentam a banda de É o Tchan, que tem viajado pelo país com o show comemorativo aos seus 30 anos de formação; o cantor e compositor, Belo, com um repertório de pagodes românticos; e o grande ícone da MPB, violonista, compositor, cantor, Geraldo Azevedo, conhecido por sucessos como ‘Dia Branco’, ‘Táxi Lunar’, ‘Frevo Mulher’, ‘Sabiá’, ‘Bicho de Sete Cabeças’, ‘Ai que Saudade de Ocê’, ‘Você se Lembra’ e ‘Dona da Minha Cabeça’, além de icônicas parcerias com Zé Ramalho, Alceu Valença e Elba Ramalho.