Nordestino reaproveita mais os materiais e utiliza lâmpadas econômicas

A sustentabilidade passou a ser uma preocupação para as famílias, apesar de isso não ter significado na prática uma mudança no comportamento das pessoas nos últimos cinco anos. De qualquer maneira, a maioria declara que adota boas práticas ambientais. Cada região tem suas peculiaridades: no Nordeste, por exemplo, o índice de reaproveitamento de materiais é o maior do país.

Os dados são da 8ª edição do OBSERVATÓRIO FEBRABAN – Pesquisa FEBRABAN-IPESPE, que buscou investigar o conhecimento e envolvimento dos brasileiros a respeito do tema da sustentabilidade, e de como as boas práticas se inserem no cotidiano da população.

O levantamento, realizado entre os dias 2 e 7 de setembro, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do país.
Segundo a pesquisa, a reutilização de materiais, dando novas utilidades ao que seria descartado, é uma prática comum no Nordeste, atingindo o maior índice entre as regiões do país (60%, contra média nacional de 53%).

O Nordeste também se destaca por ser a região que mais costuma adotar o uso de lâmpadas que economizam energia (75%; a média nacional ficou em 68%).

Por outro lado, o consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos é o menor do país (62% disseram que não consomem, contra média nacional de 54%).

Os consumidores da região estão entre os que mais valorizam o uso de marcas e serviços de empresas que seguem normas de sustentabilidade (59%, mesma média do Norte e do Sul).

Sobre a Febraban
A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. Fundada em 1967, na cidade de São Paulo, é uma associação sem fins lucrativos que tem o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.
O quadro associativo da entidade conta com 117 instituições financeiras associadas, as quais representam 98,8% dos ativos totais e 96,6% do patrimônio líquido das instituições bancárias brasileiras.

Sobre o IPESPE
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), fundado em 1986, é uma das instituições mais respeitadas do Brasil no setor de pesquisas de mercado e opinião pública. E conta com um conselho científico formado por especialistas de diversas áreas, o qual é presidido por Antonio Lavareda, mestre em sociologia e doutor em ciência política.
Tem equipes operacionais e consultores em todos os estados do País e atuação em âmbito nacional e internacional, sempre atualizado com o que há de mais inovador em técnicas e sistemas de pesquisas. A experiência, o rigor técnico e a agilidade do IPESPE têm se transformado em ferramentas fundamentais para que empresas privadas, governos e organizações possam conhecer melhor o seu público e o mercado.

Sobre o OBSERVATÓRIO FEBRABAN
O OBSERVATÓRIO FEBRABAN – Pesquisa FEBRABAN IPESPE, foi lançado em junho de 2020 com objetivo de se tornar uma fonte de informações sobre as perspectivas da sociedade e o potencial impacto econômico-financeiro, ouvindo a população e estimulando o debate em diversos setores. Com periodicidade trimestral, a iniciativa é parte de uma série de medidas da Febraban para ampliar a aproximação dos bancos com a população e a economia real, de forma cada vez mais transparente.