No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Ministério do Esporte lança projeto-piloto do programa TEAtivo no Maranhão

Para aprimorar o atendimento e a inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), foi criado pela Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR) do Ministério do Esporte o programa TEAtivo. O projeto-piloto do programa foi lançado em Caxias (MA), nesta terça-feira (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O ministro André Fufuca participou do lançamento ao lado do secretário Nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, e do prefeito da cidade maranhense, Fábio Gentil.

O objetivo do TEAtivo é a implantação de núcleos de práticas esportivas, corporais, psicomotoras e de lazer voltados ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. O intuito é de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e de seus familiares, buscando a transformação social, entendida como o exercício, em toda a sua plenitude, do direito à cidadania e da inclusão dos beneficiários do Programa.

O núcleo de Caxias será o primeiro a iniciar as atividades (núcleo-piloto) e o trabalho será desenvolvido pedagogicamente, junto com os profissionais e materiais lúdicos em ambientes que favoreçam a estimulação, sensibilização corporal, fazendo com que estes neurotransmissores sejam estimulados através do brincar, do desafio e da solução de problema através da psicomotricidade.

Nas sessões de atividade física específica para as crianças com TEA, será utilizada uma metodologia ativa e relacional com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, envolvendo os profissionais, o espaço, os materiais e equipamentos, além das atividades e suas especificidades. Público-alvo 320 crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) a partir dos 6 (seis) anos de idade, buscando atender, preferencialmente, 50% desse público de meninas.

O valor investido pelo Ministério do Esporte é de R$ 400 mil, e a contrapartida do município é de R$ 29,81 mil. A abertura das inscrições será a partir do dia 3.04, e início dos atendimentos ainda em abril, pelo período de 10 meses. As modalidades que serão ofertadas são natação, futebol, basquete, badminton e artes marciais, bem como atividades de recreação. Na cidade de Imperatriz e nas outras capitais, onde também será implementado o programa, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) será parceira do Ministério do Esporte.

“É um programa pioneiro hoje no país que retrata principalmente o simbolismo desse dia, dia da inclusão, dia de podermos dar apoio às crianças e jovens que têm autismo, que infelizmente são esquecidas pela sociedade muitas das vezes. Hoje, nós estamos com esse programa que será capilarizado por todo o Brasil. Aqui, no Maranhão mesmo, teremos o TEAtivo de Caxias, Imperatriz e São Luís, e também todas as capitais do Nordeste, e outras regiões do nosso país”, afirmou o ministro André Fufuca.


Parceria

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, comemorou a inauguração do projeto no município. “A parceria do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, tem contribuído para que possamos alavancar e automaticamente melhorar o esporte de Caxias. Estamos felizes por sermos os pioneiros e apresentar ao Brasil um grande projeto, para que essas crianças tenham um futuro promissor”, disse.

A presidente da Associação de Amigos Autistas de Caxias, Francilia Sousa, comentou a relevância do programa para a população. “É um projeto importantíssimo para incluir as pessoas, para somar junto com as terapias que a pessoa autista já faz. Então, esse programa só vem engrandecer mais as famílias de pessoas autistas”, concluiu.

Foto: Marcelo Gomes