Com apenas oito rodadas faltando, a disputa pelo título e pelos campeonatos europeus se acirra

Os 20 clubes da LALIGA EA SPORTS têm apenas oito jogos restantes nesta temporada, distribuídos em oito rodadas nas quais todas as equipes terão que defender sua posição ou lutar para melhorá-la. Da disputa pelo título à questão de evitar a última posição, cada equipe tem algo em jogo durante o trecho final da campanha, tornando estas últimas oito rodadas muito interessantes e nervosas para os torcedores.


O FC Barcelona está perseguindo o Real Madrid na corrida pelo título

O FC Barcelona venceu quatro e empatou um dos últimos cinco jogos e não sofreu um único gol durante essa sequência. Como resultado, agora estão em segundo lugar e estão perseguindo o Real Madrid, que tem uma vantagem de oito pontos e que deve enfrentar os Azulgranas no Bernabéu em 21 de abril, na 32ª rodada, com esse EL CLÁSICO podendo decidir o campeonato.

O Real Madrid perdeu apenas um jogo em toda a competição, e isso foi em setembro. Desde então, eles conseguiram alcançar o Girona FC, abrir uma vantagem na tabela e, nos últimos jogos, consolidar essa vantagem. Eles terão que continuar vencendo nos oito jogos restantes se quiserem recuperar o título que o FC Barcelona tirou deles no ano passado.

Vários concorrentes para jogar a Liga dos Campeões

Graças a um gol tardio de Saúl Ñíguez, que garantiu ao Atlético de Madrid uma vitória por 2 a 1 sobre o Villarreal CF na segunda-feira, os Colchoneros voltaram ao quarto lugar e à última posição da Liga dos Campeões, pois agora estão dois pontos à frente do Athletic Club, quinto colocado.
 

O terceiro colocado, Girona FC, está sete pontos à frente da equipe de Diego Simeone, mas deve enfrentá-los na capital em 13 de abril em um confronto chave de nível Liga dos Campeões, enquanto Atlético de Madrid x Athletic Club acontecerá no mesmo estádio duas semanas depois entre duas equipes que atualmente estão separadas por apenas dois pontos. Essas duas partidas serão como playoffs da Liga dos Campeões para o Atlético.
 

A Liga Europa e a Conference League estão em disputa

As vagas europeias para a próxima temporada dependerão do que acontecer na final da Copa del Rey. Se o RCD Mallorca vencer a final, eles iriam para a Liga Europa ao lado do quinto colocado, enquanto a sexta colocada jogaria na Conference League. Se o Athletic Club vencer a final da copa e permanecer entre os cinco primeiros, então a sexta colocada se juntaria a eles na Liga Europa e a sétima colocada disputaria a Conference League. No momento, a Real Sociedad, em sexto, tem 49 pontos e está lutando com o Real Betis, que tem 42 pontos, e o Valencia CF, que tem 41 pontos e um jogo a menos.
 

Drama na batalha pelo rebaixamento nas próximas semanas

As coisas não estão mais claras na parte de baixo da tabela. UD Almería e Granada CF podem estar um pouco mais atrás, com 13 e 14 pontos, respectivamente. Mas, então, há um grupo de equipes que certamente lutarão para evitar o rebaixamento até o último dia. A posição final de rebaixamento é atualmente ocupada pelo Cádiz CF, com 25 pontos, enquanto acima deles estão perseguindo o RC Celta, com 28, Rayo Vallecano, com 30, e Sevilla FC e RCD Mallorca, ambos com 31 pontos. Nenhuma dessas equipes pode se dar ao luxo de vacilar no trecho final.

Os prêmios individuais estão mais abertos do que nunca

Também não está claro quem vencerá os troféus individuais para o artilheiro da temporada e o goleiro com menos gols, duas batalhas tão abertas quanto sempre. A tabela do Pichichi tem um empate triplo no topo, já que Jude Bellingham do Real Madrid, Artem Dovbyk do Girona FC e Ante Budimir do CA Osasuna têm 16 gols. Logo atrás, Borja Mayoral do Getafe CF tem 15, Álvaro Morata do Atlético de Madrid tem 14 e Alexander Sørloth do Villarreal CF também tem 14. Alguns desses ainda mais atrás podem entrar na corrida.

A classificação para o Troféu Zamora, para o melhor goleiro, é atualmente liderada por Unai Simón do Athletic Club, com uma média de 0,90 gols sofridos por jogo, mas Álex Remiro da Real Sociedad, com 1,00 gol sofrido por jogo, está logo atrás. Além disso, Marc-André ter Stegen ainda pode manter seu prêmio da temporada passada, já que sua média atual é de 0,85 gols por jogo. No entanto, há uma regra de que um goleiro deve jogar 28 jogos para se qualificar e o alemão, que perdeu jogos por lesão, teria que jogar todas as partidas entre agora e o final desta emocionante temporada da LALIGA EA SPORTS.