Municípios do Maranhãoaderem ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Senador Canedo (GO), São Gonçalo do Abaeté (MG), São Vicente Férrer (MA), Cajapió (MA), Bacurituba (MA) e Peritoró (MA) são os novos integrantes do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). As adesões, que garantem acesso prioritário a políticas públicas do Governo Federal, foram publicadas nesta semana no Diário Oficial da União (DOU). O instrumento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) conta agora com 162 municípios, 24 estados e o Distrito Federal.

“Estamos progredindo e as novas adesões são a prova disso. A cada dia, o Brasil está mais consciente de que precisamos implantar políticas públicas eficientes em prol da igualdade racial”, destaca secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do MMFDH, Paulo Roberto.

Os integrantes do Sinapir podem participar da capacitação de gestores públicos em políticas de promoção da igualdade racial, executada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, é oferecida a possibilidade de concorrer à bonificação de até 50% de pontos nos editais anuais da SNPIR, do MMFDH, que coordena o Sistema.

Números

No município goiano de Senador Canedo, 65,9% de sua população de 84,4 mil habitantes se autodeclaram negros. São Gonçalo do Abaeté (MG) tem uma população de 6,2 mil habitantes e 3,5 mil se autodeclaram negros.

No Maranhão, a cidade de São Vicente Férrer tem 83,8% da população de 20,8 mil pessoas autodeclaradas negras. Já Cajapió tem 84,2% dos seus 10,5 mil habitantes autodeclarados negros. Em Bacurituba, 90% da população se autodeclara negra e, em Peritoró, 17,5 mil dos 21,2 mil habitantes.

Sobre o Sinapir

O Sinapir é uma forma de organização e de articulação voltada à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país, prestados pelo poder público federal.