MPMA participa da abertura da Expoema 2023
O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou neste domingo, 3, da abertura da 63ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2023), realizada pelo Governo do Maranhão, no Parque Independência, em São Luís.
No estande da Ouvidoria do MPMA, o procurador-geral foi recebido pela ouvidora Sandra Elouf e afirmou que a presença do Ministério Público na exposição é para aproximar ainda mais a instituição da comunidade. “Estamos aqui trabalhando em prol da sociedade, difundindo o papel do Ministério Público e incentivando a comunidade a nos procurar para garantir efetividade a seus direitos”.
Ainda estiveram presentes os promotores de justiça Sandra Garcia, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO-Mulher), e Joaquim Ribeiro Júnior, titular da Promotoria de Justiça Distrital – Polo Cidade Operária.
Sandra Elouf enfatizou que a interlocução que a Ouvidoria busca com a sociedade é essencial para ampliar a visão e a atuação do Ministério Público. “Queremos conscientizar o povo de que ele sempre pode contar com a gente na efetivação de políticas públicas”.
Sandra Garcia disse que a oportunidade serviu para que o CAO-Mulher divulgasse a cartilha Maria da Penha para o público presente. “Estamos distribuindo esse material, principalmente para as mulheres, como forma de promover a conscientização e contribuir com a prevenção da violência doméstica”.
Com atribuições sobre a região do Parque Independência, Joaquim Júnior declarou que a ida à Expoema serviu para divulgar o papel da Promotoria Distrital e suas ações. “Somos mais um canal de interação com a comunidade e estamos de portas abertas para tratar dos assuntos de interesse público e darmos os encaminhamentos devidos”.
VISITA DO PREFEITO
Recebido pelo procurador-geral de justiça, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, visitou o estande da Ouvidoria e elogiou o trabalho do Ministério Público do Maranhão. “É de destaque a atuação do Ministério Público na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e do cumprimento das leis, mas sobretudo pelas parcerias. O Município de São Luís é parceiro do Ministério Público, como na doação de imóveis para o funcionamento da instituição mais perto do cidadão”.