Movimenta Cultura realiza oficinas gratuitas nas cidades de São Luís e Bacabeira

Que tal entender um pouco mais sobre produção, gestão e elaboração de projetos culturais? E, além disso, aprender técnicas para trabalhar o marketing de seus projetos? Neste mês de dezembro, serão realizadas em São Luís oficinas gratuitas de Elaboração de Projetos Culturais e, em Bacabeira, a oficina de Marketing Digital. As atividades fazem parte do Movimenta Cultura, uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

A oficina “Elaboração de Projetos Culturais” vai ensinar sobre todas as etapas de criação de um projeto cultural: desde a concepção de uma ideia à escrita do projeto, passando pela estruturação do projeto em leis de incentivo à cultura, captação de recursos a gestão e a prestação de contas. A atividade será ministrada pela professora Cris Moreira, gestora cultural, atriz e especialista em Gestão Cultural e em Ciência Política, e será dividida em dois módulos, como forma de aprofundamento dos conhecimentos ofertados.

Na capital maranhense, as aulas serão realizadas em dois locais. Na região do Itaqui-Bacanga, o Módulo 1 ocorrerá de 4 a 7 de dezembro, das 18h às 22h. As inscrições para este módulo podem ser feitas até o dia 28 de novembro pelo formulário: https://forms.gle/zrFGHM4t46XNd8ZJ9. Já o módulo 2, ocorrerá de 11 a 15 de dezembro, das 18h30 às 22h, e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de dezembro, pelo formulário: https://forms.gle/sB6yyyDG6KrS5jKs8. As aulas de ambos os módulos serão ministradas pela professora Cris Moreira, na ACIB Anjo da Guarda.

A região central de São Luís também receberá o módulo 2 da oficina de Elaboração de Projetos Culturais, que será realizada no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM). Para esta turma, as inscrições estão abertas até o dia 28 de novembro, pelo formulário https://forms.gle/gCG3VjCrvWuJNYC88. As aulas acontecem de 5 a 7 de dezembro, de 13h às 17h, e dia 9 de dezembro, de 10h às 14h.

Bacabeira

O município de Bacabeira vai receber a oficina gratuita de “Marketing Digital – Arte em Destaque”, uma jornada digital que tem como público-alvo artistas, gestores, produtores, técnicos e trabalhadores da cultura que desejam conquistar visibilidade e se destacar no mundo das redes sociais. Para esta atividade, as inscrições estão abertas até o dia 5 de dezembro, pelo formulário https://forms.gle/ZGqd2YZ6KEQvfEgT6. As aulas acontecem de 11 a 15 de dezembro, das 19h às 22h30, na Escola de Música Vitorino Rêgo.

Os participantes, que serão conduzidos pelo publicitário e especialista em marketing digital Felipe Borba, terão a oportunidade de conhecer as estratégias e técnicas essenciais para promover o seu trabalho artístico e construir uma marca autêntica nas redes sociais.

Movimenta Cultura

Ao todo, cerca de 60 oficinas serão ofertadas pelo Movimenta Cultura, do segundo semestre de 2023 até março de 2024, atendendo a mais de 25 cidades nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste. Ao circular por diversas regiões, o projeto auxilia no crescimento e na descentralização das políticas públicas e dos investimentos de incentivo fiscal em diferentes regiões do país.

O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Centro Cultural Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, o Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. Para acompanhar as ações, acesse as redes sociais: instagram.com/centroculturaltatajuba e facebook.com/centroculturaltatajuba

SERVIÇO

São Luís/Itaqui-Bacanga (MA)

Oficina 1) Elaboração de Projetos Culturais – Módulo 1

Inscrições até o dia 28 de novembro pelo formulário https://forms.gle/zrFGHM4t46XNd8ZJ9

Aulas: de 4 a 7 dezembro, das 18h às 22h

Oficina 2) Elaboração de Projetos Culturais – Módulo 2

Inscrições até o dia 5 de dezembro pelo formulário https://forms.gle/sB6yyyDG6KrS5jKs8

Aulas: 11 a 15 de dezembro, das 18h30 às 22h

Local: Ambas as oficinas serão realizadas na ACIB – Anjo da Guarda – Av. Vaticano, n.09, Qd 57, Anjo da Guarda

São Luís/Centro (MA)

Oficina Elaboração de Projetos Culturais – Módulo 2

Inscrições até o dia 28 de novembro pelo formulário https://forms.gle/gCG3VjCrvWuJNYC88

Aulas: 5 a 7 de dezembro, de 13h às 17h, e dia 9 de dezembro, de 10h às 14h

Local: CCVM (Centro Cultural Vale Maranhão) – Endereço: Rua Direita, 149. Centro

Bacabeira (MA)

Oficina Marketing Digital – Arte em Destaque

Inscrições até o dia 5 de dezembro pelo formulário https://forms.gle/ZGqd2YZ6KEQvfEgT6

Aulas: 11 a 15 de dezembro, de 19h às 22h30

Local: Escola de Música Vitorino Rêgo – Endereço: Avenida Humberto de Campos s/n, Bacabeira -MA