Moradores do Residencial José Chagas recebem certificados de cursos profissionalizantes

Os moradores do Residencial José Chagas, no bairro do São Francisco, em São Luís, concluíram os cursos profissionalizantes de manicure, pedicure e cabeleireiro, oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). A certificação de 40 beneficiários foi feita nesta sexta-feira (26).

A ação é coordenada pela Secid, por meio do Projeto de Trabalho Técnico e Social (PTTS), e tem o objetivo de gerar oportunidades de formação profissional aos moradores. Durante o evento, também foram entregues kits com secador de cabelo, chapinha, espelho, tesoura e pente. Além de esmaltes, tesoura, algodão e alicate.

O secretário da Secid, Márcio Jerry, destacou que o diálogo com a população é a melhor forma de progredir nas políticas públicas. “A nossa responsabilidade enquanto gestores públicos não se encerra com a entrega da chave do apartamento. Ela prossegue. A gente precisa sempre ir aprimorando. Surgem demandas novas”, disse.

Rosilda Nunes, que concluiu o curso de cabeleireira, agradeceu a iniciativa do Governo. “Estou feliz e gostaria de agradecer ao governador Flávio Dino por essa oportunidade. Agora, podemos trabalhar em casa e conseguir o sustento de nossa família”, afirmou.

Certificada no curso de manicure, Jessica Cantanhede disse que o aprendizado vai garantir mais dignidade. “Sou mãe de família e, para mim, foi ótimo ter feito esse curso. Chegou em boa hora e só tenho a agradecer pela oportunidade. É uma esperança de vida”.

Para o mês de março estão previstos, para os moradores do Residencial José Chagas, cursos na área de culinária e, ainda, aulas de zumba e ginástica para idosos.

Durante o evento, o secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos, Weberth Monteiro, representou o secretário Márcio Jerry. O PTTS da Secid trabalha com ações em quatro eixos: desenvolvimento social, geração de emprego e renda, gestão ambiental e gestão condominial.

O programa contribui não somente com uma nova moradia, mas com melhorias de vida social. No residencial Jomar Moraes, no Parque Pindorama, o projeto está em implantação.

Antes da programação de cursos, como já é executado no residencial José Chagas, a equipe da Secid realiza ações educativas que visam mobilizar, orientar e informar sobre ações comunitárias no novo local de moradia.