O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Márcio Honaiser celebra sucesso do Programa Tarifa Social de Energia no Maranhão e explica como população pode aderir

O sucesso da primeira etapa do Programa Tarifa Social de Energia no Maranhão é um exemplo de como as parcerias entre poder público e empresas podem ajudar efetivamente a quem mais precisa. E nesse momento, a articulação do secretário da SEDES, deputado Márcio Honaiser e sua equipe fez a diferença para centenas de milhares de pessoas.

“Lá em 2019 não poderíamos imaginar que teríamos a crise sanitária e econômica que assolou o país e o mundo e que acabaria colocando ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade, mas já sabíamos que mais maranhenses precisavam acessar esse programa federal e ter os descontos na conta de energia”, conta Honaiser.

Articulando com a Equatorial e buscando a ajuda do companheiro de partido e presidente da FAMEM, Erlânio Xavier, para envolver os 217 municípios, o secretário ajudou a montar a fórmula que daria certo, com uma grande campanha, que envolveria site, atendimento virtual e um trabalho que se tornou referência nacional.

Agora, o Maranhão ocupa o segundo estado do país com melhor desempenho na Tarifa Social. Atualmente, são mais de 928 mil famílias maranhenses cadastradas no programa. Somente em 2020, foram quase 160 mil novas adesões. E mais famílias ainda têm potencial para serem beneficiadas

Adesão ao programa

Honaiser explica que para aderir ao programa é necessário ter NIS e  renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; ou beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC.

Para quem não possui NIS precisa primeiro procurar um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com documentação pessoal em mãos.

Quem possui o NIS  pode se dirigir à segunda etapa, buscando o site do programa (tarifasocial.sedes.ma.gov.br) para prosseguir com o cadastro,  saber se o NIS precisa ser atualizado ou consultar seu benefício.

Existem ainda os canais de atendimento da Equatorial, como WhatsApp Assistente Virtual Clara – (98) 2055-0116; Site www.equatorialenergia.com.br; Central 116; Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão e app Equatorial. A TSEE é um benefício concedido pelo Governo Federal desde 2002 às famílias brasileiras de baixa renda, indígenas e quilombolas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC).