Giro de Noticias

Ministério das Comunicações realiza Blitz da Telefonia Móvel no Piauí e Maranhão

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou nesta sexta-feira (21) da Blitz da Telefonia Móvel em Timon, no Maranhão. A fiscalização irá analisar a qualidade da conexão e da cobertura do sinal de celular e internet em uma área que corresponde a 1 milhão de habitantes na cidade e em Teresina, no Piauí.

Serão vistoriados, no total, 8 pontos na região metropolitana do município maranhense e 20 pontos na região metropolitana da capital piauiense.

“Todo mundo aqui sabe o quanto é importante o sinal da cobertura móvel no dia a dia de cada um de vocês. Por isso lançamos o programa Blitz da Telefonia Móvel. Nós iremos tratar essa questão com as operadoras para poderem melhorar e ampliar essa infraestrutura para toda a população”, disse Juscelino Filho.

“Iremos continuar lutando por grandes conquistas no estado e em todo o país e continuar trabalhando cada vez mais para poder enfrentar todos os desafios” completou.

A Blitz da Telefonia Móvel foi instituída no ano passado por causa dos crescentes relatos de problemas no serviço prestado em diversas cidades do Brasil. A iniciativa técnica conjunta com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) utiliza equipamentos para avaliar a qualidade do sinal das operadoras com o objetivo de elevar os padrões de serviço.

A prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso, também participou do evento. “Essa Blitz irá verificar a qualidade dos serviços e também as intervenções necessárias a serem feitas. E eu sei que serão feitas porque a gente sabe da dedicação e do compromisso de todos que estão à frente desse governo” afirmou.
 

“A ideia da Blitz é fazer uma avaliação pormenorizada da qualidade do serviço móvel celular, que a gente chama tecnicamente banda larga móvel e verificar, com detalhe, num pente fino mesmo, as regiões da cidade que estão com o serviço melhor ou pior”, destacou Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações.

Antes de Timon e Teresina, as blitze já haviam sido realizadas em São Luís (MA), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Macapá (AP).

Blitz da Telefonia Móvel

Durante as blitze, técnicos da Anatel medem a qualidade do sinal e taxa de download das faixas 4G e 5G. Ao fim da operação, a Agência elabora um relatório que será encaminhado à Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. As informações são enviadas também a parlamentares e às operadoras.

As blitze fazem parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel – ConectaBR, que trouxe parâmetros mais rigorosos de cobertura e de acesso à banda larga móvel para as operadoras cumprirem.