Ministério das Cidades leva investimento em saneamento ambiental ao MA
O ministro das Cidades, Jader Filho, participou nesta segunda-feira (14), acompanhado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, da inauguração de duas Estações de Tratamento de Água (ETA) em dois municípios do estado, Chapadinha e Pinheiro, além de assinar um convênio que vai ampliar a capacidade de saneamento ambiental para atender às necessidades da população e alcançar a universalização do acesso na capital, São Luís.
O primeiro compromisso foi às 11h, no Palácio dos Leões, em São Luís, com a assinatura da Ordem de Serviço para a obra complementar do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do sistema de esgotamento sanitário do Sistema Vinhais. A obra é uma infraestrutura de saneamento básico em construção que vai atender cerca de 350 mil pessoas. A estrutura proporcionará maior capacidade de coleta pelas redes de esgotos dos bairros: Ipase, Maranhão Novo, Recanto Vinhais, Vinhais Velho, Vinhais, Bequimão, Anil, Rio Anil, Aurora, Angelim.O ministro enfatizou que a parceria entre o Governo Federal e o Estado do Maranhão possibilitou hoje um investimento de quase R$ 100 milhões, reforçando a retomada do pacto federativo. “Considero como uma das principais ações do Ministério das Cidades o investimento em saneamento”, disse. “O saneamento não é só água e esgoto, é saúde para as famílias. Para cada real que é investido em saneamento em água e esgoto, são quatro reais que são economizados na saúde”, afirma.O ministro também garantiu ao governador que, além de retomar obras paralisadas, a parceria com o Maranhão vai ocorrer com novas obras previstas no PAC, lançado recentemente. Em relação ao Minha Casa, Minha Vida o ministro salientou que o Estado está entre os que mais receberão investimentos do programa em 2023.O governador Carlos Brandão declarou que “somando todos esses recursos de inauguração e de lançamento de novas obras só hoje o Maranhão recebe noventa e sete milhões de reais. Isso há muito tempo o Maranhão não via” declarou.
Às 14h30, o ministro participou em Chapadinha, localizada a 250 km da capital, da solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA). Na sequência, às 17h30, em Pinheiro, foi a vez da inauguração da ETA da cidade. As duas obras foram contratadas em 2012.As novas estruturas permitirão a manutenção dos sistemas antigos, aumentando a produção de água para atender às necessidades de toda a população e alcançar a universalização do acesso. Isso beneficiará mais de 52,7 mil habitantes no município de Chapadinha e aproximadamente 50,03 mil habitantes no município de Pinheiro, proporcionando fornecimento de água moderno, eficiente e confiável.Em Chapadinha, o ministro destacou as ações do Ministério das Cidades no Estado do Maranhão, com investimentos também na área de habitação com o Minha Casa, Minha Vida. “Só aqui no município serão mil unidades entregues e o Maranhão é o segundo maior em unidades habitacionais que serão distribuídas”, afirmou. “Vamos continuar fazendo grandes obras para que o emprego e o saneamento voltem no Maranhão e é por isso que o Ministério das Cidades foi recriado; para que as nossas políticas públicas possam chegar nas pessoas.”