O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Minha Casa, Meu Maranhão: beneficiários comemoram a entrega de casas dignas em Conceição do Lago-Açu

Ter uma casa digna era o sonho para Maria Benedita, aposentada de 82 anos, que mora no povoado Centrinho, no município de Conceição do Lago-Açu. De casa nova, ela comemorou o benefício do programa Minha Casa, Meu Maranhão. “Estou muito emocionada, é uma grande alegria. Estou feliz demais, pois eu não tinha condição de construir uma casa dessa, então mudou muito a minha vida. Hoje, estou numa casa de qualidade para mim e minha família. Agradeço ao governador Flávio Dino e ao vice-governador Carlos Brandão e ao nosso prefeito pelo apoio”, comemorou.

No sábado (29), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), realizou a entrega de 100 casas dignas para famílias dos povoados Lapela, Alto da Paz e Centrinho, na zona rural de Conceição do Lago-Açu. O ato integra um conjunto de ações para melhorar a vida das pessoas que moram nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão.

A iniciativa do poder estadual tem a finalidade de reduzir o déficit habitacional nas cidades maranhenses que integram o Plano Mais IDH, que inclui os 30 municípios com os menores índices de desenvolvimento social.

O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, destacou a importância do programa na garantia do direito à moradia. “Mais uma entrega importante e muito festejada pela comunidade pelo alcance social que representa. Ação que mostra a importância em ter uma casa digna e adequada para morar. Parabéns ao governador Flávio Dino por mais esta tão importante iniciativa”, destacou.

“É uma emoção muito grande ver pessoas, como Dona Benedita, que tem mais de 80 anos, estar realizando o sonho da casa digna e agradecendo a Deus, ao nosso governador e ao vice-governador por esse trabalho. Sozinho não chegamos a lugar algum. Tudo isso acontece por Deus e pela parceria política do governador Flávio Dino, que tem trabalhado incansavelmente pelo Maranhão”, disse o prefeito do município, Alexandre Lavepel.

Para Isis de Ribamar Batalha, que mora com o marido e a filha no povoado Lapela, o sentimento é de gratidão. “Sou muito grata pelo benefício da minha casa. Deus é tão maravilhoso que eu queria essa oportunidade e, agora, consegui. Fomos as primeiras pessoas a receber esse projeto do governo na Lapela”, disse. 

O pedreiro Josimar Sanches morava em uma casa humilde, sem estrutura adequada e, agora, possui uma moradia digna. “Antes morávamos em uma casa de taipa, não tinha nada. Agora, temos uma casa boa. Além da casa, ainda tive a oportunidade de ter um emprego, porque trabalhei nas obras. Inclusive, ajudei a erguer minha casa”.

Minha Casa, Meu Maranhão

Desde o início do programa Minha Casa, Meu Maranhão, já foram entregues cerca de 600 casas. Municípios como Santa Filomena, Amapá do Maranhão, Água Doce, Lagoa Grande e Satubinha já receberam ações do programa. 

Além do município de Conceição do Lago-Açu, serão entregues, ainda este ano, unidades habitacionais nos municípios de Araioses e Serrano do Maranhão. 

Plano Mais IDH

O Plano Mais IDH é uma ação do Governo do Estado, criado para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de municípios maranhenses. A iniciativa agrega mais de 40 projetos, considerando a integração de políticas públicas, a partir do desenvolvimento local, e construindo soluções de interesse para municípios e populações mais vulneráveis.

São assegurados benefícios diversos, como o programa Escola Digna, Restaurante Popular, Mais Bolsa Família, Força Estadual de Saúde e ações de infraestrutura. A iniciativa tem como foco o combate à extrema pobreza e está em vigor desde 2015.