Mês da Artilharia: o que precisa saber quem quer seguir carreira militar?
A carreira militar é o sonho de muitos jovens que desejam servir ao país. Afinal, as Forças Armadas têm bastante prestígio na nossa sociedade. Elas prezam pelo cumprimento da lei e da ordem no país, além de promover a segurança e defesa da nação em situações de conflitos e guerras.
Um jovem pode iniciar a carreira militar de várias formas, ingressando no Exército, na Aeronáutica ou na Marinha, por exemplo. Cada uma dessas instituições oferece áreas de atuação específicas, permitindo que os candidatos escolham aquela que melhor se alinha aos seus interesses e habilidades.
No Exército, dá para participar de operações terrestres e missões de combate, por exemplo. Na Aeronáutica, uma possibilidade é trabalhar com aviação e explorar a tecnologia aeroespacial. Já na Marinha, o foco são as atividades navais, como patrulhamento marítimo e proteção costeira.
Independentemente do caminho escolhido, quem quiser fazer carreira nas Forças Armadas tem várias possibilidades de crescimento. Mas, antes de tudo, é preciso saber que o ingresso na carreira militar não é tão simples, sendo necessário conhecer os critérios de elegibilidade.
Saiba mais a seguir!
1) Exército
Para entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), o candidato deverá prestar um concurso público. É preciso se atentar ao site da instituição para não perder o prazo. Importante mencionar que há mais de um tipo de concurso para diferentes áreas de atuação. As inscrições para o concurso acontecem todos os anos entre maio e junho.
De modo geral, existem alguns requisitos globais para ingressar no exército:
– Ingresso mediante concurso.
– Altura: 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres.
– Para Oficiais, tem que ser brasileiro nato.
– Para Praças, tem que ser brasileiro nato ou naturalizado.
– Para EsPCEx/ESA, não pode ser casado ou ter dependente.
– Idade: conferir a idade quando os editais forem lançados.
2) Aeronaútica
Para entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), também é preciso prestar um concurso público. Há vários tipos de concurso tanto para civis quanto para militares. Importante mencionar que o concurso é composto de várias etapas, que podem ir de provas teóricas, exames físicos, exames médicos, avaliação psicológica até entrevistas.
3) Marinha
O concurso para estudar na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) é realizado anualmente pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Para ser admitido, é necessário ser aprovado no Concurso de Admissão..
Entre alguns dos requisitos, estão:
– Ser brasileiro nato (ambos os sexos), com idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos;
– Ter concluído, com aproveitamento, o curso do Ensino Médio ou equivalente, em instituição oficialmente reconhecida.
Muitos jovens não veem a hora de iniciar sua carreira militar. Muitos se preparam estudando com afinco e praticando atividade física, como o airsoft, utilizando uma arma de airsoft full metal, já que o teste de aptidão física pode ser uma etapa dos concursos públicos.
Além da preparação, é importante estar certo sobre a escolha pela carreira militar.