Meninas Cidadãs realizam oficinas nas escolas da Cidade Operária

 A partir desta segunda, 11 de abril, até o dia 13, a Meninas Líderes do projeto Menina Cidadã realizarão oficinas nas escolas da macrorregião da Cidade Operária sobre os temas de enfrentamento à violência de gênero, dignidade menstrual e cidadania e direito ao voto. A iniciativa tem o apoio da Fundação Justiça e Paz Se Abraçarão, Defensoria Pública do Estado do Maranhão e do Unicef.

Os temas sobre o enfrentamento às violências de gênero e dignidade menstrual foram escolhidos pelas escolas participantes CEM Barjonas Lobão, Escola Luis Rêgo, Centro Educa Mais Paulo VI e Centro Educa Mais Padre José Bráulio. A discussão desses temas nas escolas e pelos próprios adolescentes impacta positivamente na formação e no desenvolvimento desse segmento, pois se relacionam com a autoestima e permeiam o processo de escolarização, profissionalização e acesso ao mercado de trabalho.

A discussão sobre cidadania e direito ao voto faz parte da campanha  Adolescentes pelo voto! – É a sua vez de decidir, lançada no último dia 02 de abril, com objetivo de estimular adolescentes entre 15 e 18 anos incompletos a tirarem seu título de eleitor e a exercerem o direito ao voto nas próximas eleições. Durante a oficina haverá orientação sobre como solicitar a emissão do documento e computadores com acesso à internet estarão disponíveis para essa finalidade, pois, conforme constatado pelas Meninas Líderes, a baixa emissão desse documento também está associada ao baixo acesso à tecnologias e serviços de telecomunicações.

Projeto Menina Cidadã

Desde 2019 adolescentes da região da Cidade Operária estão se organizando em torno da garantia de seus direitos. Nesse ano, depois de ampla consulta, identificaram diversas necessidades dos jovens da comunidade. Essas demandas foram apresentadas à SECID e, após reunião com o Governador Flávio Dino, as sugestões do Coletivo Menina Cidadã foram incorporadas ao projeto de reforma do Viva Cidade Operária.

Em outra expressiva mobilização das Meninas Líderes foram identificadas as percepções das adolescentes e jovens da Cidade Operária e Cidade Olímpica nas experiências individuais e familiares de violência ocorridas no bairro. O resultado do levantamento se transformou em subsídios para diversas ações do Ministério Público do Maranhão (MPE) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), além de parceiros como a Fundação Justiça e Paz se Abraçarão e o Centro Defesa Pe. Marcos Passerini (CDMP).

Em 2021, as Meninas Líderes do Projeto Menina Cidadã produziram uma Carta-Demanda, que vem sendo entregue a diversos gestores para melhoria dos serviços públicos oferecidos à população da macrorregião da Cidade Operária. Com base na Carta-Demanda a DPE e as Meninas Líderes do Projeto Menina Cidadã estão monitorando o funcionamento de equipamentos de saúde e educação (como postos de saúde e escolas) existentes na região. 

As Meninas Líderes do Projeto Menina Cidadã também fizeram ações sobre dignidade menstrual, em parceria com o UNICEF, Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (FJPA), Prefeitura de São Luís, CareFree e absorventes Sempre Livre.

A macrorregião da Cidade Operária e Cidade Olímpica abrange 32 bairros onde o projeto Menina Cidadã atua – uma área que se expandiu como um conjunto habitacional para trabalhadores desde a década de 80, incorporando posteriormente ocupações lideradas por movimentos populares, e onde hoje vivem mais de 100 mil pessoas com desafios de acesso a transporte, saúde, educação, assistência social e outros serviços públicos.

Até junho ainda serão desenvolvidas outras atividades que fortaleçam competências cognitivas, socioeconômicas e emocionais, além de assegurar a participação das adolescentes do Projeto Menina Cidadã no debate sobre violência de gênero, dignidade menstrual, direitos sexuais e direitos reprodutivos e empoderamento e mundo do trabalho.

Evento:  Meninas Cidadãs realizam oficinas nas escolas da Cidade Operária

Quando: 11 a 13 de abril de 2022

Calendário

·         Segunda, 11/04, 14h – CEM Barjonas Lobão. Av. 2, Qd. 07 Lotes 1 e 2, s/n, Jardim América.

·         Terça, 12/04, 15h.  Escola Luis Rêgo. Alameda Santa Ines, SN- Jardim Tropical I.

·         Quarta, 13/04, 9h30. Centro Educa Mais Padre José Bráulio. Rua Nove, nº 2069, Cidade Olímpica.

·         Quarta, 13/04, 15h30. Centro Educa Mais Paulo VI,. Rua 203, s/n, Campus UEMA, Cidade Operária.