Giro de Noticias

Mempodera passa a oferecer wrestling e inglês em dois novos núcleos no Maranhão

Há mais de cinco anos a Mempodera, organização que possui atuação em Cubatão (SP) e em São Luís (MA) e oferece aulas de Wrestling e inglês para meninas e meninos, busca promover a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação, utilizando uma metodologia própria. Agora, além dos núcleos existentes, a organização passará a atuar em mais dois locais do Maranhão, atendendo cerca de 80 novas crianças. 

Um dos núcleos, o União dos Moradores da Maiobinha (UNIMMA), localizado em São José do Ribamar (MA), já está funcionando desde de março, e o União de Moradores do Bairro Alegria Maracanã (UMBAM), está em fase de implantação e colhendo inscrições. 

Na última semana, a Mempodera fez uma apresentação na Associação de Moradores do Maracanã e explicou a importância do projeto na vida de meninas que já fazem parte, além de realizar o convite para que mais crianças possam participar. 

Como surgiram as parcerias

Desde 2022, a Mempodera já realiza atividades no espaço cedido pelo Instituto Formação, no bairro Maracanã. No final do mesmo ano, o Instituto realizou um evento no município de São José do Ribamar, onde apresentou algumas modalidades esportivas, entre elas o Wrestling, junto da equipe Mempodera. Na ocasião, a organização foi convidada a inserir o seu trabalho na região. 

De acordo com a presidente da Mempodera, Lidia Silva, a organização não contava com a verba e materiais suficientes na época, então a ideia só virou  plano real no final de 2023. “Com a chegada da assistente social Eliana, que possui contato com a associação de moradores da Maiobinha, a ideia foi amadurecendo e o presidente da UNIMMA ofereceu a sede para a realização das atividades da Mempodera. Já na Associação dos moradores do Maracanã, a Mempodera foi indicada pela mãe de uma de nossas crianças, e a UMBAM colocou a disposição o espaço para implantação do projeto, que está em fase de divulgação e inscrições, com previsão de início das atividades em maio”.

Os novos núcleos irão oferecer aulas de Wrestling e inglês e suporte da assistente social. Os espaços cedidos serão para a realização das aulas, armazenamento de  materiais necessários para desenvolvimento das atividades e eventos pontuais, como palestras e encontros com as famílias para fortalecer vínculos com a comunidade.

Metodologia Mempodera

A metodologia de aulas utilizada pela Mempodera é própria e demorou cerca de dois anos para ser finalizada. Criada pela equipe da organização, junto com profissionais da área de esporte, ela será replicada, inclusive, nos novos núcleos e  por toda a equipe, que foi adequadamente treinada e alinhada com os processos da organização.

É durante as aulas, atividades, brincadeiras, momentos de descontração e bate-papo que o trabalho é realizado. Os direitos da criança e do adolescente, sendo o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária são destacados e colocados em prática durante todo o tempo em que o jovem passa dentro da organização. Há também o trabalho da assistente social, que faz parte da criação de ações orientativas sobre direitos e deveres, realiza atendimentos, orientações e encaminhamentos sempre que necessário, atendendo a todas as famílias da Mempodera.

A expectativa da Mempodera é de fortalecer o atendimento nos municípios que já possuem núcleos ativos, e de acordo com o aumento de aportes financeiros e disponibilidade de novas cessões de espaço, estruturar novos núcleos em outros estados. Atualmente, a organização atende cerca de 300 crianças e adolescentes entre seis e 17 anos. Para que o trabalho continue sendo realizado, a organização conta com doações via Lei de incentivo e espontâneas, de forma a garantir as obrigações da Mempodera com sua equipe, que é remunerada e com as famílias atendidas pelo projeto, além de ser necessário a compra de itens para a realização das aulas e até os gastos com viagens, quando as crianças de São Luís se deslocam até Cubatão para o Festival Mempodera, que acontece ao final do ano.

Sobre a Mempodera

A Mempodera é uma organização que oferece aulas de Wrestling e inglês para meninos e meninas de seis a 17 anos, de forma gratuita, desde 2018. O projeto busca a igualdade de gênero por meio do esporte, da educação e do fortalecimento de vínculos. Atuando em Cubatão (SP) e São Luís (MA), mais de 600 jovens já passaram pela organização e tiveram suas vidas transformadas. Para mais informações, acesse https://www.mempodera.com/