Maratona de folia: especialista dá dicas para garantir um bom condicionamento físico para aproveitar as festas de Carnaval
Como anda o pique para a folia deste ano? Está chegando a hora e já tem quem esteja com a energia no topo para dançar todos os hits carnavalescos por aí. “Animação para curtir não falta! Eu gosto muito de carnaval e estou bastante animada com as atrações deste ano em São Luís. Já estou me programando para ir com os amigos”, planeja Vilcilene da Silva, 30. Foliã empolgada em todos os anos, ela garante que o preparo físico sempre foi um diferencial para aguentar várias horas com ritmo intenso de festa.
Musculação, dança, corrida, yoga… opções para manter o corpo saudável e aquecido durante as festas não faltam na rotina da assistente administrativa, que logo lembra o impacto positivo da rotina de exercícios no Carnaval do ano passado. “São vários dias de folia e, muitas vezes, começa de tarde e vai virando a noite. Lembro que, no ano passado, estava no circuito da Avenida Litorânea e percorri uns 8km acompanhando os trios, então, haja pique! Mas, ainda assim, meu corpo responde muito bem graças à dedicação nas atividades físicas”, conta.
De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Estácio São Luís, Priscila Alves, o segredo da resistência de Vilcilene pode estar no fortalecimento frequente das pernas durante os exercícios diários. “Pensando em como festejar o Carnaval pode envolver várias horas em pé, caminhando e dançando, podemos dizer que membros inferiores e músculos que sustentam a coluna vertebral são bastante solicitados e devem ser preparados”, avalia. O condicionamento físico da jovem também é essencial para evitar machucados. “Ainda não enfrentei nenhum perrengue nos bloquinhos!”, comemora Vilcilene.
E se você também pretende tirar o pé do chão sem lesões e cansaço excessivo neste feriado, papel e caneta na mão porque a especialista separou mais dicas para aproveitar o Carnaval sem riscos:
- Priorize a sua alimentação e hidratação. “Longas horas de folia estão associadas a períodos longos sem se alimentar ou ingerir líquidos. Além disso, a ingestão de bebidas alcoólicas piora o estado de hidratação. Portanto, é necessário se manter atento a essas características”, destaca Priscila;
- Nada de se exercitar somente para os quatro dias de folia! Faça atividades físicas o ano inteiro, em nome da boa saúde do seu corpo;
- Pessoas com boa força muscular, flexibilidade e condicionamento aeróbico têm menos lesões; por isso, inclua os exercícios na sua rotina;
- O seu sono está em dia? Aproveite para dormir melhor. “Vários dias sem dormir o suficiente, somados a uma alimentação inadequada podem gerar cansaço intenso com sensação de fraqueza, cãibras musculares e dores nas articulações. Fique atento aos sinais”, reforça a educadora física.
E lembre-se: o trio elétrico ou palco parou para trocar de banda? É hora de parar para descansar também. “É o momento que eu tento sentar um pouco, seja numa calçada, para descansar um pouco as pernas, respirar intensamente e tomar bastante água”, conclui a foliã.