O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Plantão

Maranhão recebe melhorias em 3 mil quilômetros de vias urbanas

A Rua Rui Babosa no bairro São José, em Imperatriz, virou o palco da Trupe de Habilidades Circense (THC). Com o asfalto na rua, o grupo levou para comunidade apresentações artísticas gratuitas, possibilitando um maior contato dos moradores com a arte de rua.

“Realizamos uma das primeiras ações na Rui Barbosa, onde eu moro, e por isso nós sempre cogitamos essa possibilidade de levar apresentação de circo para essa rua. Foi uma ação colaborativa da Trupe com moradores dos bairros”, explicou Sarah Silva Pereira, malabarista integrante da Trupe.

Segundo ela, o asfalto possibilitou mais conforto para a apresentação e foi um dos motivos para a escolha da ação. “Em ruas sem asfalto sobe muita poeira. Além da ação em si, a pavimentação, dessa e de outras ruas do bairro, trouxe benefícios para a população em geral. Acabou com a lama, buraco”, acrescentou.

A Rui Barbosa foi uma das vias contempladas pelo Mais Asfalto, programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Infraestrutura, integrando os quase 3 mil quilômetros de investimento do Governo do Estado em melhorias de vias urbanas do Maranhão desde 2015, incluindo os serviços em execução. Esse número equivale a distância aproximada entre os municípios de Imperatriz ao Rio de Janeiro.

Para se ter uma ideia, são necessárias 43 horas para fazer esse trajeto de carro. A ação contemplou todos os 217 municípios do Maranhão, melhorando a vida do moradores. São pessoas como Maria do Carmo, moradora de Imperatriz. Ela conta que antes os moradores precisavam se reunir para garantir a trafegabilidade da rua em que mora, no bairro Vilinha.

“Agora fizeram esse asfalto que melhora nossa vida. Aqui tinha muita poeira. Os carros passavam aqui a gente ficava até sufocada. Agora melhorou muito”, acrescentou. As obras fazem
parte do Programa Mais Asfalto e são executadas por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, gerida por Clayton Noleto.

Segundo ele, embora a responsabilidade não seja do Governo, a iniciativa é resultado de uma gestão sensível as necessidades da população. “Trabalhamos na melhoria das ruas das cidades do Maranhão desde 2015. Sabemos que não é uma atribuição direta nossa, mas temos a preocupação de levar mais qualidade de vida aos maranhenses”, destacou.

Só em 2020, o programa alcançou 74 cidades, totalizando mais de 400 quilômetros, com diversos serviços como drenagem, implementação e recuperação de pavimento. Iniciativa que melhorou a vida dos moradores, com o fim da poeira no verão e do alagamento e da lama em períodos chuvosos.

“Acaba o poeirão, a lama. Estou muito feliz”, disse a dona de casa Josefá Pereira. O asfalto alcançou ruas estratégicas, interligou os bairros e possibilitou acesso à faculdades, escolas e aos comércios locais, como confirma a comerciante Maria Alice Brito. “Para mim esse asfalto é tudo. Não tem nem explicação. Meus filhos estudam na rua e era uma dificuldade para pegar o ônibus. Com o asfalto, o deslocamento deles melhoram”, afirmou.