O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

 Maranhão promove Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres

A Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) do Governo do Maranhão realiza nos próximos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Convenção Pedro Neiva de Santana – Multicenter Sebrae, em São Luís, o Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. 

O objetivo do evento é promover a troca de experiências e conhecimentos sobre demandas específicas de cada município maranhense, visando a construção de políticas concretas que possam transformar a realidade das mulheres maranhenses e brasileiras.

O evento contará com a presença de autoridades e personalidades importantes em âmbito nacional, como as ministras da Mulher, Cida Gonçalves, e dos Povos Originários, Sônia Guajajara, além de outras figuras de destaque.

A ideia é articular e mobilizar, junto ao Governo Federal, estados e municípios, intercâmbios e agendas coletivas, com vistas ao fortalecimento da defesa, valorização e protagonismo feminino em todo o país, discutindo e propondo políticas públicas para as questões de gênero, em especial o combate à violência contra a mulher, que ainda é uma realidade em todo o Brasil.

A adesão das ministras e de outras autoridades da política nacional é uma mostra da importância do evento e da seriedade do Governo do Maranhão na luta pelos direitos das mulheres. 

O Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é uma oportunidade única para que sejam discutidas políticas capazes de efetivar a igualdade de gênero, garantindo que cada vez mais mulheres tenham suas potencialidades exploradas.

A iniciativa faz parte das atividades desenvolvidas pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), para garantir os direitos das maranhenses. 

Programação

Entre as atividades programadas, estão previstas apresentações culturais, exposições de programas e projetos da gestão estadual para mulheres maranhenses, além de painéis com palestrantes renomadas no campo das políticas públicas para mulheres, como as ministras das Mulheres, Cida Goncalves e dos Povos Originários, Sônia Guajajara, explanando sobre a importância da articulação entre organismos de políticas públicas na gestão pública para mulheres, destacando os desafios enfrentados por governos federais, estaduais e municipais na transversalidade dessas políticas. 

Além disso, o evento terá o foco voltado para as políticas públicas que visam a autonomia econômica e geração de renda das mulheres, com especialistas no assunto como, a secretária da Mulher do Rio de Janeiro, Joyce Trindade e a chefe do Departamento de Autonomia Econômica da SEMU, Rebeca Alexandre. Serão abordadas e compartilhadas também, experiências exitosas na implantação de políticas para mulheres nos estados do Alagoas e do Maranhão, com a secretária de Estado da Mulher de Alagoas, Maria Silva, e a secretária adjunta da Mulher do Maranhão, Antonieta Lago. 

Outra temática importante que será discutida no Fórum é o combate ao feminicídio e o papel da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que contará com participação de profissionais que são autoridade no tema como, a coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher, Kazumi Tanaka; a juíza da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Heluy; a delegada titular do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil/MA, Wanda Moura; a diretora da Casa da Mulher Maranhense, Susan Lucena; a diretora da Casa da Mulher Maranhense de Imperatriz, Gabriela Bonfim; a dra. Tatiana Costa, vice-presidente da OAB Maranhão; e a Perita Oficial de Natureza Criminal do Maranhão, Kelly Veiga. 

O Fórum contará, ainda, com a presença da diretora técnica da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), Loroana Santana, que tratará em seu painel sobre as ações e programas da agência e todo o Governo Federal para a construção e o fortalecimento de políticas, que beneficiem e garantam direitos às mulheres rurais do Maranhão e de todo o país. 

O evento promete trazer importantes reflexões sobre as políticas voltadas para as mulheres e a sua implementação em níveis locais, estaduais e nacionai