Giro de Noticias

Maranhão participa da maior feira de acessibilidade da América Latina, em São Paulo

O Governo do Maranhão marcou presença na 18ª Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação (Reatech Brasil 2023), realizada em São Paulo (SP), de 4 a 7 de outubro. A diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Isabelle Passinho, representou a agência na comitiva estadual. Durante os dias de evento, a gestora participou de congressos, cursos e workshops, além de compartilhar experiências sobre projetos de inclusão e apresentar iniciativas maranhenses na área.

“Este evento reúne ideias, projetos e programas voltados para a acessibilidade e inclusão. Prospectamos informações, fornecedores e experiências de tecnologias acessíveis para implantação no Maranhão, por meio da MOB. Observamos que há uma gama de iniciativas que podemos aplicar e melhorar a assistência às pessoas com deficiência em nosso estado”, frisou a diretora Isabelle Passinho.

Na agenda, a gestora visitou as secretarias municipal e estadual da Pessoa com Deficiência e outras instituições públicas de referência no segmento. Participou de reunião com gestores sobre políticas de mobilidade urbana para o segmento e conheceu projetos de mobilidade inclusiva, a exemplo do Oficina Móvel (ação que utiliza van na oferta de serviços de manutenção de cadeira de rodas, de forma itinerante). No evento, também foram apresentados veículos de acessibilidade com novas tecnologias.

A diretora Isabelle Passinho também teve encontro com a coordenação do Atend, programa similar ao Travessia, que tem em sua frota mais de 400 vans, atendendo em todo o estado de São Paulo. O Atend tem como diferencial ser mantido por emendas parlamentares, uma modalidade de apoio que pode ser discutido para aplicação no Maranhão, observa Isabelle Passinho. Outra especificidade do programa paulista é que a frota integra o sistema de transporte público coletivo estadual. 

“Participei de várias qualificações durante este grande evento, que enriqueceram muito o que já conhecemos e realizamos, e, o mais importante, que podem servir de base para ações de mobilidade inclusiva no Maranhão. Fomos em busca de coletar experiências de gestão, de acesso a políticas públicas e de oportunidades às pessoas com deficiência, e acredito que conseguimos êxito”, ressaltou a diretora.

Na lista de possibilidades de parcerias e experiências que podem ser executadas no Maranhão está a ampliação da frota do Programa Travessia, por meio de emendas parlamentares; ações de treinamento e qualificação de pessoal para atender pessoas com deficiência; e adoção de políticas públicas que impulsionem o segmento no estado.

Da comitiva do governo maranhense, participaram ainda, representantes das secretarias de Estado de Governo (Segov) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Políticas inclusivas

Isabelle Passinho também participou de reunião com a deputada federal Andrea Werner, referência em projetos com foco na acessibilidade e inclusão. “Ela milita nesta área e possui muitos projetos de interesse direto para o segmento. Tratamos sobre possibilidades de incorporar essas propostas no parlamento estadual maranhense e, quem sabe, promover um debate que resulte na aplicação.

Inclusão e acessibilidade

A Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne expositores voltados para o segmento das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Em sua segunda edição, apresentou políticas, ações e métodos da inclusão, acessibilidade e reabilitação no mercado corporativo. Ainda durante o encontro, houve exposições e debates sobre melhores práticas deste mercado, a fim de atender, de forma mais adequada, às diversidades e deficiências, promovendo a igualdade social.