.

Maranhão já registra mais de 800 ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica em 2022

Os ventos de julho chegaram e com eles as férias escolares, e o colorido no céu com uma brincadeira bastante conhecida pelos maranhenses: a prática de empinar pipas. Mesmo com toda popularidade, essa brincadeira inocente, se não praticada em locais seguros, pode causar vários problemas. Com a temporada de veraneio, os ventos fortes podem levar a pipa até a rede elétrica, o que faz com que a linha se enrosque nos fios. A ação pode interromper o fornecimento de energia da comunidade e estabelecimentos que prestam serviços essenciais como hospitais. Além disso, muitos tentam apanhar a pipa enroscada ou presa na rede distribuição, correndo risco de descarga elétrica.

Apesar de ser mais comum a partir de julho, durante boa parte do ano é possível ver crianças brincando de empinar pipas. Segundo levantamento da Equatorial Maranhão, somente nos primeiros seis meses de 2022, já foram registradas 898 ocorrências dessa natureza, que afetaram o fornecimento de energia elétrica. Ainda conforme dados da Distribuidora, de janeiro de 2021 até junho de 2022 foram identificadas 2.879 ocorrências de pipas na rede, um quadro que serve de alerta.

Em razão desse número elevado, a Equatorial Maranhão alerta a população e traz algumas orientações importantes sobre o assunto:

Não deixe que as crianças empinem pipas próximo da rede elétrica. O ideal é buscar lugares descampados, como praias e campos onde não tenha rede de energia nas proximidades;

Cuidado com fortes ventos, pois podem contribuir para as pipas se aproximarem dos fios energizados;

Quando a linha encostar na rede elétrica, nunca tente resgatá-la, pois o risco de receber uma descarga elétrica é muito grande. Solte a linha imediatamente;

Não utilize produtos cortantes nas linhas das pipas, pois podem machucar gravemente quem solta à pipa e outras pessoas ao redor.

De acordo com Jeová Palheta, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, “Quando uma criança resolve subir para tirar uma pipa enroscada ou presa na rede elétrica corre o sério risco de morte, já que o choque elétrico pode ser fatal. Por isso, esse alerta é importante. Além disso, a linha enroscada nos cabos de energia pode causar interrupção do fornecimento e danos aos equipamentos que estiverem ligados na tomada. Assim, sempre orientamos que, caso a pipa fique presa na fiação elétrica, jamais tente recuperá-la. Não jogue objetos e não suba em muros ou árvores para tirá-la. Para segurança de todos, o melhor lugar para empinar pipas são os campos abertos longe da rede elétrica”, reforça Jeová.

A empresa ressalta ainda que em caso de ocorrências envolvendo a rede elétrica, a orientação é que as pessoas entrem em contato por meio da Central 116 e informem o local com ponto de referência. A Distribuidora alerta que não se aproximem de fios e cabos, que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica e liguem para o Samu no 192.