Maranhão é um dos destaques na estimativa da produção de soja em grão, mostra pesquisa do IBGE

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último dia 11, o Maranhão está entre os Estados que se destacaram na estimativa da produção de soja em 2021, em comparação ao ano anterior.

Segundo o IBGE, os dados apontam que, em relação ao ano anterior, a produção nacional de soja deve ser 7,3% maior, o equivalente a 8,9 milhões de toneladas. No Maranhão, o crescimento da produção foi de 2,9%.

No Nordeste, além do Maranhão, também se destacaram a Bahia (6,3%) e o Piauí (15,6%). Em relação ao mês de janeiro deste ano, a estimativa da produção nacional foi de 130,4 milhões de toneladas – um aumento de 0,1%, equivalente a 117,2 mil toneladas.

“Estes dados positivos sobre a produção no Maranhão acompanham e confirmam as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para movimentar o setor. Continuaremos a dialogar e prospectar medidas que estimulem o agronegócio e possam impulsionar o potencial das cadeias relacionadas”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo.

Apoio à produção

Programas estratégicos da Seinc, como o Mais Avicultura e o Mais Logística, atraem e prospectam investimentos que dão suporte ao crescimento contínuo da cadeia produtiva de grãos no Maranhão.

Dados de 2019 apontam que o Mais Avicultura já havia atraído mais de R$ 80 milhões em investimentos e gerado mais de 4.150 empregos diretos e indiretos.

Ambos os destaques reforçam o compromisso do Governo do Maranhão com a cadeia produtiva de grãos e com a população maranhense.