Maranhão é referência na implementação de Segurança Alimentar e Nutricional
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), apresentou nesta segunda-feira (21) a experiência exitosa dos Restaurantes Populares no Maranhão. A apresentação foi feira para o Conselho Municipal de Vitória (ES). Além do Maranhão, o Estado do Rio de Janeiro também participou do encontro.
O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, reforça o comprometimento do governador Flávio Dino com a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social.
“Antes mesmo da pandemia, que atingiu principalmente a população mais vulnerável, o governador Flávio Dino já vinha implantando o sistema de segurança alimentar em nosso estado, com a entrega de Restaurantes Populares em vários municípios maranhenses. Hoje, temos 55 Restaurantes Populares em várias regiões e a previsão de entregar mais 9 até o fim do ano, com isso, temos o maior número de equipamentos em segurança alimentar em todo o Brasil”, reforçou o secretário.
Durante a reunião on-line, a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, destacou os avanços da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Maranhão.
“Destacamos que as experiências do Maranhão são consideradas exitosas, considerando que é o único estado brasileiro com o maior número de Restaurantes Populares, como também com o maior número de municípios que possui o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) implantado”, comentou Lourvídia Caldas.
A secretária adjunta ressaltou o importante papel do Conselho Estadual de Segurança Alimentar.
“O Conselho Estadual de Segurança Alimentar tem uma participação efetiva no fortalecimento e monitoramento das ações da SAN, o que nos ajudou muito na implantação dos Restaurantes Populares, aqui no Maranhão”, explicou.
A previsão é que até o fim deste ano, o Maranhão chegue a 64 Restaurantes Populares.