Maranhão cria 3.002 empregos em setembro, o oitavo mês consecutivo de geração de vagas

O estado acumula, nos nove meses do ano, resultado líquido de 31.887 trabalhadores admitidos, o quarto maior saldo do Nordeste. Aponta-se forte influência do setor de Serviços, Comércio e Construção, responsáveis pela geração de 14,6 mil, 7,3 mil e 5,6 mil vagas, respectivamente. A boa notícia está presente na Sinopse da Nota de Mercado de Trabalho, referente a setembro de 2021, lançada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

“O Maranhão apresentou 3 mil contratações líquidas em setembro de 2021, configurando o oitavo mês consecutivo de geração de vagas, e acumula, no ano, a criação de 31,9 mil empregos com carteira. O total de trabalhadores celetistas no mercado de trabalho maranhense atingiu 532.918”, comenta o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

Em relação aos empregos gerados no território maranhense, 107 municípios apresentaram saldos positivos de empregos no mês de setembro. Os maiores resultados foram apresentados pelas seguintes cidades: São Luís (+2 mil vínculos); Açailândia (+577 vínculos); Imperatriz (+417 vínculos); Paço do Lumiar (+92 vínculos); e Balsas (+91 vínculos). 

Ao investigar o saldo de contratações no mês de setembro no Maranhão, verifica-se que o setor de “Construção” (+1,5 mil vínculos) capitaneou a geração de vagas, impulsionada pela abertura no segmento de “Obras de Infraestrutura” (+641 vínculos) e de “Construção de Edifícios” (+594 vínculos). Também houve abertura de vagas nos grupamentos dos “Serviços” (+1,4 mil vínculos), “Comércio” (+599 vínculos) e “Indústria” (+115 vínculos). 

Acesse a publicação pelo link: http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/mercado-de-trabalho/485