Maneiras de fugir do óbvio no momento de planejar suas férias
Descubra dicas inesperadas para transformar suas férias em uma experiência inesquecível
Planejar as férias pode ser tão empolgante quanto a própria viagem. Porém, muitas vezes, você pode cair na armadilha dos destinos e roteiros tradicionais. Praias lotadas, pontos turísticos disputados e experiências previsíveis acabam tornando a viagem menos especial.
Para quem busca algo diferente, o segredo está em explorar novas possibilidades e personalizar cada detalhe da jornada. Optar por viagens exclusivas é uma excelente maneira de transformar o período de descanso em uma experiência verdadeiramente memorável.
Desde hospedagens inusitadas até roteiros fora do convencional, há diversas formas de escapar do óbvio e descobrir destinos surpreendentes. Quer saber como? Confira algumas dicas para inovar na hora de planejar suas próximas férias.
Conheça os vilarejos da Toscana
Caso opte por uma viagem internacional, aproveite para fugir um pouco dos passeios mais clássicos em uma visita à Toscana. A região é conhecida por seus muitos vilarejos, cada um com um toque especial.
Em Montepulciano, você pode degustar vinhos. Na pequena e charmosa Pienza, planejada no século XV pelo Papa Pio II, você pode conhecer o queijo pecorino di Pienza. Além disso, ruelas estreitas e mirantes oferecem um dos panoramas mais bonitos do Val d’Orcia.
Agora, se você gosta de um ar místico e deseja um passeio com um toque cultural, não deixe de incluir Pitigliano e Cortona na sua lista de vilarejos para visitar em Toscana.
Faça trilhas menos conhecidas nos Alpes Suíços
Os Alpes Suíços são mundialmente famosos por suas paisagens deslumbrantes e trilhas desafiadoras, mas há muitos caminhos menos conhecidos que permitem uma imersão mais tranquila e autêntica na natureza. Esses percursos, longe das trilhas mais movimentadas, oferecem uma oportunidade única de explorar a Suíça de uma maneira mais íntima e tranquila.
Se arrisque pela Trilha da Surselva, o caminho é mais desafiador e menos movimentado do que outras trilhas populares, tornando-o ideal para quem busca um pouco mais de solitude. Além disso, a região é conhecida por suas tradições culturais autênticas e pela presença de antigas igrejas e castelos.
Outra dica legal é a Trilha dos 5 Lagos. Embora não seja completamente desconhecida, é muitas vezes ofuscada pelos percursos mais populares ao redor do Matterhorn. São 9 km com águas cristalinas e muita tranquilidade, além de ser uma experiência única para quem ama a natureza.
Aposte em praias isoladas na Croácia
A Croácia é famosa por sua costa deslumbrante no Mar Adriático, com muitas praias isoladas que oferecem tranquilidade e beleza natural, longe das multidões. Se você busca relaxamento em um cenário natural intocado, com areia branca e águas azuis claras, aposte na Praia de Sakarun.
Já a praia de Divna é conhecida por sua tranquilidade, águas cristalinas e belas vistas. Com seu cenário pitoresco, cercado por pinheiros e falésias, é um ótimo local para quem deseja escapar do turismo em massa e desfrutar de um ambiente sereno.
Para quem procura um lugar realmente isolado, a Praia de Lubenice é uma excelente opção. Ela fica em uma baía rodeada por penhascos altos e é acessada por um longo caminho a pé ou por barco.
Invista em um workshop de culinária
Você também pode fazer algo diferente enquanto estiver viajando. Um workshop de culinária, por exemplo, não é voltado apenas para quem deseja ser um chef de cozinha. Você pode simplesmente aproveitar para aprender novas receitas.
Além de se divertir com essa tarefa fora do país, vale se arriscar no Brasil mesmo, escolhendo regiões menos conhecidas ou com uma culinária diferente. Em uma viagem para a Bahia, por exemplo, você pode trocar as praias pelo curso de cozinha.
Visite parques menos conhecidos
Esse é um passeio que também pode ser feito na própria cidade ou em uma viagem para regiões próximas. Em vez de ir a pontos turísticos mais conhecidos, aposte em parques menos procurados.
Nesses espaços, você pode viver um momento divertido, seja sozinho, com amigos ou familiares, sem aquela movimentação de público, e ainda descobre mais sobre um local muitas vezes conhecido apenas pelos moradores locais.