Mais do que fazer robôs, a robótica promove inovação até na moda

SÃO LUÍS – A First Tech Challenge (FTC) é muito mais que projetar, programar e operar robôs. Os integrantes das equipes são desafiados a criar um projeto social que inclui comunidades onde vivem. Tudo isso com projeção de custos, arrecadação de fundos, plano de negócios e divulgação da marca da equipe. A iniciativa “First Fashion Week” é uma das ações sociais que será apresentada no Festival SESI de Educação 2024, competição de robótica que acontece de 28 de fevereiro a 02 de março, em Brasília.

O projeto “First Fashion Week” é da equipe Falcons, da Escola SESI São Luís. Os competidores realizaram um desfile com as roupas das rendeiras de bilro da Raposa, município da Região Metropolitana de São Luís; mulheres atendidas pela Casa da Mulher Brasileira que receberam uma bolsa do SENAI-MA para fazer o curso de Upcycling e alunos do SESI que foram desafiados a fazer roupas com materiais reciclados. O objetivo dessa iniciativa é descobrir novos talentos no segmento da moda e promover geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“Quando você percebe o nível de complexidade e de maturidade que se conseguiu implementar em um trabalho social altamente avançado, reunindo a tradição das rendeiras da Raposa, materiais reciclados, tecnologia e juntando pessoas protegidas pela Casa da Mulher Brasileira em um único evento, é fantástico. Debatemos esse tema em um nível que é próprio das universidades e do mercado aqui dentro da nossa escola”, comentou Diogo Lima, superintendente regional do SESI-MA, que esteve presente no evento.

Além do superintendente, a presidente do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Maranhão (Sindivest), Ana Rute Mendonça, também prestigiou a iniciativa das estudantes em agregar a moda do estado ao projeto de robótica.  

“É muito gratificante ver que hoje essas jovens já estão pensando na moda. Isso quer dizer que a moda está em evidência. Então, nós só temos que agradecer a homenagem ao Maranhão Fashion Week, um evento que foi premiado este ano. É muito importante ver essa criatividade delas já pensando na moda”, destacou Ana Rute Mendonça, que contribuiu com o trabalho da equipe.

As integrantes da equipe Falcons também objetivaram incluir mulheres em situação de vulnerabilidade da Casa da Mulher Brasileira, que é um espaço que promove atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e/ou familiar e que visa o retorno delas à autonomia econômica. As mulheres estão no curso de Upcycling e as meninas da equipe desfilaram com as roupas feitas por elas.

“Promover ação social e moda, e tudo com sustentabilidade, é uma grande inovação e isso também é a robótica. Nós do SENAI, da área de vestuário, promovemos alguns cursos de inovação, um deles é o Upcycling, e nesse momento nos voltamos para o reaproveitamento do jeans. Foram feitas as roupas para que as meninas da equipe Falcons desfilassem”, destaca Itanilde Lindoso, instrutora do curso de vestuário do SENAI-MA.

A equipe Falcons embarca nesta terça-feira, 27/02, junto com mais 9 equipes de robótica do SESI-MA e uma de garagem, para a competição nacional de robótica. As 10 integrantes da equipe estão empolgadas em conquistar mais prêmios para o estado e chamar a atenção de outros alunos para a modalidade. E uma das formas de fazer isso foi promover um desfile na escola utilizando somente materiais reciclados.

“Promover esse desfile pode até ser cansativo, mas ver no rosto das pessoas o reconhecimento é gratificante. O Maranhão compete com duas equipes de FTC na etapa nacional do torneio de robótica, e fazer esse evento já abre caminho para que mais pessoas se interessem pela robótica e se juntem a nós”, destacou Renata Diniz, integrante da equipe Falcons, da escola SESI São Luís.

FESTIVAL SESI DE EDUCAÇÃO 2024 – De 28 de fevereiro a 2 de março, o Festival SESI de Educação 2024 vai tomar o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), com as competições do Torneio FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge(FTC), First Robotics Competition(FRC) e F1 in Schools. Além da Falcons, a equipe Everest compete na mesma modalidade. Na First Tech Challenge (FTC), além do projeto social, as equipes constroem e programam em Java robôs de médio porte. A delegação do Maranhão tem 92 integrantes, sendo 72 apenas de competidores. É a maior desde que o SESI Maranhão participou pela primeira vez do campeonato.