Mais de 340 mil maranhenses serão beneficiados com transporte semiurbano e ferryboat gratuito no carnaval.

O transporte coletivo semiurbano e de ferryboat serão gratuitos durante o período do carnaval. A medida do governo do Maranhão, executada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), beneficiará mais de de 340 mil pessoas. A gratuidade valerá o dia todo, para os dias 18 e 19 de fevereiro, no transporte semiurbano da Região Metropolitana de São Luís; e para os dias 18 e 22 no serviço de ferryboat. 

De acordo com estimativa da MOB, são esperados 900 mil participantes para a festa de carnaval, sendo que cerca de 600 mil pessoas devem utilizar o transporte público no período de 17 a 22 de fevereiro, quando ocorre a programação oficial da festa.

“O Carnaval também é uma festa de geração de renda, lazer, diversão, cultura e inclusão. Dessa forma, o governador Carlos Brandão determinou que fosse feito um estudo sobre a viabilidade de concessão do transporte público gratuito aos foliões que se dirigissem ao circuito carnavalesco da Grande Ilha e aos municípios do interior, mais precisamente na Baixada Maranhense. Constatamos que era possível permitir esta gratuidade, então destacamos os principais dias de agenda em que este serviço funcionará gratuitamente”, explicou o presidente da MOB, Gilberto Lins.

Ferryboat

Para garantir o ir e vir dos foliões, será disponibilizado, gratuitamente, o serviço ferryboat. No Sábado de Carnaval (18), no sentido de quem vai para a Baixada Maranhense; e na Quarta-Feira de Cinzas (22), no trajeto sentido São Luís. A previsão é que sejam feitas pelo menos 15 viagens diárias, podendo chegar a 21 e sendo transportadas cerca de 40 mil pessoas e quatro mil veículos no período. Poderão ser transportados passageiros e veículos de pequeno porte.

Para garantir mobilidade e evitar superlotação dos ferrys, o governo do Estado firmou o acordo com a categoria de caminhoneiros e nestes dias de gratuidade do transporte aquaviário, não haverá embarque de caminhões. Vans e ônibus também não irão atravessar. 

Quem tiver passagens agendadas para as datas de gratuidade, poderá remarcar ou pedir reembolso. Nestes dois dias, as vendas de mais passagens já estarão suspensas. Não haverá necessidade de apresentar documento para ter acesso ao embarque gratuito.

“Será um importante desafogo para esse período de transporte gratuito dos foliões. Agradecemos aos caminhoneiros que foram sensíveis, aceitaram a proposta e entenderam a importância do carnaval na cultura e não viajarão nestes dias. Os ferrys estarão exclusivos para passageiros e veículos leves. Com isso, entendemos que não haverá tumulto, nem excesso de demanda e conseguiremos realizar essa operação com toda a segurança possível”, avaliou Gilberto Lins.

Semiurbano

Os foliões também poderão utilizar o serviço de transporte semiurbano da Região Metropolitana de São Luís. Estarão disponíveis ônibus semiurbanos nos terminais da Cohab/Cohatrac, São Cristóvão, Cohama, Vinhais e Praia Grande, no sábado (18) e domingo (19), durante todo o dia. A expectativa é que, neste dois dias, cerca de 170 mil passageiros usem a gratuidade. Serão empregados 321 veículos de 78 linhas, que trafegam entre os municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e a capital, São Luís. Considerando todo o período oficial carnavalesco, devem ser transportados cerca de 300 mil passageiros no transporte semiurbano.

“O governo do Estado está muito empenhado em fazer esse trabalho, oferecendo o transporte gratuito, para que possamos garantir a diversão de quem quer brincar o carnaval. O objetivo do governador Carlos Brandão, além de estimular a festa, é também movimentar a economia. Com essas viagens gratuitas estamos contribuindo para esse crescimento econômico, pois, são pessoas que vão utilizar o transporte para se divertir e, também, para trabalhar nos circuitos da folia”, observou o presidente da MOB, Gilberto Lins.