Giro de Noticias

Mais de 200 pacientes deixam fila de espera por radioterapia com investimentos do Estado

De novembro de 2020 até janeiro deste ano, o Governo do Estado já possibilitou a saída de 235 pacientes da fila de espera por radioterapia. Os pacientes da rede pública de saúde foram beneficiados por um contrato realizado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hospital São Domingos. O objetivo é ampliar o acesso dos pacientes oncológicos ao tratamento gratuito e, assim, zerar a fila de espera do Hospital Aldenora Bello.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES (SAAS/SES), Carlos Vinicius, considera que a iniciativa é de grande relevância, pois agiliza o atendimento aos pacientes. “Há cerca de dois meses firmamos este contrato para o tratamento de pacientes que necessitavam de radioterapia. O volume de atendimento é mais que um número, são pessoas que saem da aflição da espera e renovam a esperança na vida”, destaca o secretário Carlos Vinícius.

Uma das pessoas beneficiadas com o investimento foi a dona Maria Helena da Cruz, 78 anos. A aposentada está na sua 12ª sessão de radioterapia. “Depois que eu fiz a cirurgia para a retirada de um câncer de mama, tinham 200 pessoas na minha frente. Quando eu menos esperava, recebi a ligação do hospital para iniciar meu tratamento e hoje já estou na 12ª das 20 sessões de radioterapia que tenho que realizar”, diz a aposentada.

Dona Maria Helena elogia ainda a iniciativa do Estado. “Estou achando muito boa essa iniciativa, pois se eu tivesse que esperar para iniciar meu tratamento, iria esperar muito e aqui estou sendo muito bem assistida, não tenho do que reclamar”, relata.

Outra paciente que não esconde a felicidade em poder iniciar seu tratamento é a dona de casa Maria de Jesus Serra, 62 anos. Ela conta que já fez a primeira consulta e está nos últimos ajustes para iniciar o tratamento com aproximadamente 20 sessões de radioterapia.

“Assim que fiz a cirurgia de retirada do tumor em dezembro do ano passado, me informaram que eu teria que aguardar por pelo menos 10 meses para iniciar o tratamento, pois tinham muitas pessoas na minha frente. E graças a essa parceria, já fiz minha primeira consulta e hoje estou aqui já para simular o procedimento”, comenta a dona de casa.

Os pacientes do SUS atendidos na rede particular através do contrato são regulados pela Central de Regulação da SES, eles são chamados a partir da atual fila de espera para o procedimento. De acordo com a posição da fila, os pacientes são remanejados tanto para o Hospital Aldenora Bello quanto para o Hospital São Domingos, que atualmente são as unidades de referência em radioterapia em São Luís.