Mais Cirurgias: Governo realiza procedimentos oftalmológicos em Santa Inês
O Governo do Maranhão realizou procedimentos oftalmológicos de pterígio no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, na sexta-feira (13), por meio do Programa Mais Cirurgias. A ação, executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), beneficiou 60 pessoas, residentes de municípios da região do Vale do Pindaré.
“O governador Carlos Brandão determinou a ampliação dos investimentos no Programa Mais Cirurgias para que os procedimentos possam alcançar muitos outros maranhenses. Não temos medido esforços para cumprir o nosso objetivo de reduzir a espera de pacientes por uma cirurgia”, informou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O programa tem como objetivo dar celeridade às cirurgias eletivas que estavam suspensas em razão da pandemia da Covid-19. Todos os pacientes beneficiados na ação passaram por consulta de triagem com médico oftalmologista na Policlínica de Santa Inês. Os selecionados foram encaminhados para o Hospital Macrorregional para serem submetidos ao procedimento médico.
“A iniciativa está trazendo para a nossa população mais qualidade de vida, pois além dos pacientes voltarem a enxergar melhor, eles também poderão passar pela recuperação no conforto do próprio lar. Outro ponto positivo é que está sendo uma oportunidade principalmente para aqueles que não têm condições de custear o procedimento”, disse a diretora administrativa do hospital, Jardene Carvalho.
Os pacientes já saíram do hospital com a consulta de retorno agendada. O senhor Raimundo Cardoso, de 70 anos, disse que fazer a cirurgia é uma vitória. “A minha vida vai melhorar 100%. Tudo o que hoje eu não tenho condições de fazer, vou poder retornar”, declarou.
Quem também celebrou o momento foi a dona Luzia Nepomuceno, de 77 anos. “Achei a ação muito boa. Agora eu vou poder enxergar melhor, porque eu gosto muito de ler e com certeza depois da cirurgia é o que eu mais irei voltar a fazer”, compartilhou.
A paciente Nadir Medeiros, de 55 anos, comentou que finalmente o incômodo nos olhos irá cessar. “Às vezes a indisposição nos olhos chegava a ser insuportável, mas agora graças a Deus chegou o dia em que isso terá um fim. Depois de hoje será só sucesso e eu estou muito feliz com isso”, afirmou.
Além dos procedimentos oftalmológicos em Santa Inês, outras unidades da rede estadual de saúde estão executando o programa, viabilizando cirurgias urológicas, neurológicas, ortopédicas, cirurgia geral, ginecológicas e vasculares.
Sobre o pterígio
O pterígio é uma lesão que cresce nas extremidades dos olhos e, em casos avançados, chega a cobrir a pupila, interferindo na visão.